Imagine um dia todo sem dizer sequer uma palavra. Difícil? Talvez, porque entre todas as tarefas realizadas ao longo do dia a fala é uma das mais frequentes. Seja em casa, no trabalho, na escola ou em qualquer lugar estamos em constante comunicação.
Porém, mesmo sendo algo tão essencial, o cuidado com a voz muitas vezes é negligenciado. Nesta quinta-feira, 16 de Abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz. Segundo a cantora e diretora do CANTE – Centro Artístico e Núcleo Terapêutico, Daniela Borela, as precauções para conseguir uma boa saúde vocal devem ser tomadas por toda a população e não são destinadas apenas aos cantores ou outros profissionais que têm a voz como objeto de trabalho.
Ela explica que alguns cuidados auxiliam na prevenção de problemas como rouquidão, fendas e nódulos vocais. “Para manter uma boa saúde vocal é preciso dormir bem, cuidar da alimentação e descansar a voz após períodos intensos de fonação. A hidratação a partir da ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia é imprescindível”, diz Borela, responsável pela preparação vocal de diversos grupos artísticos importantes de Uberlândia (MG) e região.
Segundo Borela, é fundamental o descanso e o exercício vocal na medida certa: “É preciso observar a intensidade da fala e evitar excessos”, diz. Outros fatores que também prejudicam a saúde da voz é o uso de cigarro, bebidas alcoólicas e drogas, além da negligência à presença de sintomas que não são tratados com agilidade e resultam em diversas doenças. “Às vezes a pessoa apresenta uma fadiga vocal, uma rouquidão e passa vários dias, até meses, sem procurar atendimento médico”,afirma a cantora.
FOTO: Divulgação/internet