quinta-feira, março 28, 2024
Início CULTURA Escritora conta curiosidades do seu novo livro, “O Reino do Tempo”, e...

Escritora conta curiosidades do seu novo livro, “O Reino do Tempo”, e fala da sua relação com as estações do ano

Cada livro que nasce é um novo filho para a escritora Isa Colli. A mãe amorosa na vida real, com seus dois filhos já crescidos, agora se dedica à sua cria literária. O mais velho, o romance “O Recomeço”, tem dez anos, e o caçula, “O Reino do Tempo”, acaba chegar ao mundo com a proposta de ensinar a criançada a importância das estações do ano para o equilíbrio do planeta. Nesta entrevista, a autora conta detalhes do novo livro.

“O Reino do Tempo” fala sobre as estações do ano. Como surgiu a inspiração para essa história?

Eu sempre curti as estações do ano, cada uma com as suas peculiaridades. Verão traz energia aos meus dias; inverno me lembra aconchego; primavera traz alegria e flores à minha vida e o outono é a época das frutas que eu amo como tangerina, caqui e abacate. Aí um belo dia me veio a inspiração para transformar as quatro estações do ano em personagens de um livro infantil.

Qual a mensagem que você quer passar para as crianças com esse livro?

“Reino do Tempo” é uma fábula que ensina às crianças a importância de manter o equilíbrio entre a primavera, o verão, o outono e o inverno. Minha ideia é despertar na garotada a curiosidade e o desejo de entender como funciona o tempo, de maneira leve e divertida.

Você acha que o desequilíbrio climático do planeta poderia ser evitado se o homem respeitasse mais a natureza?

Com certeza. As principais causas do desequilíbrio ecológico estão relacionadas às atividades humanas, como poluição atmosférica, desmatamento, captura de espécies para comércio, efeito estufa e exploração demográfica. Se o homem fosse mais consciente, o planeta não estaria tão degradado. Essa é uma das mensagens que procuro passar às crianças. Elas precisam entender que esses desequilíbrios ambientais podem provocar, no futuro, a escassez de recursos básicos como a água potável.

As estações do ano influenciam a sua vida? De que forma?

Influenciam na vida de todos e todas. As estações do ano interferem diretamente na nossa vida, alterando o nosso humor e até influenciando nas reações do nosso corpo. A primavera, por exemplo, é uma época de expansão e força, mas o vento também pode nos desestabilizar e gerar desequilíbrios. Isso explica por que nesse período muitas pessoas têm crises de labirintite e enxaquecas, pois o vento está relacionado com a parte superior e mais alta do corpo.

Já o verão é associado ao elemento fogo e ao coração. A estação é favorável para exteriorizar sentimentos e investir em atividades e encontros que trazem otimismo e leveza.

Outono é um tempo de paz. Está associado aos rins e ao elemento água, portanto, uma boa ideia é nadar e tomar muito líquido – especialmente sucos. O grande inimigo pode ser o medo. Exercícios respiratórios são muito bons para nos livrar de temores, muitas vezes infundados, que podem chegar nessa época.

No inverno, as emoções predominantes são a tristeza, a melancolia e a depressão. É realmente uma fase de recolhimento e interiorização, em que se deve dormir cedo, acordar tarde e descansar muito. Faz bem comer nozes, avelãs, amêndoas e castanhas. Fazer exercícios é importante pois eles trazem energia para combater a tristeza.

Esse é um livro infantil, mas a mensagem de que precisamos cuidar da terra deveria tocar a todos. Você acha que pode fazer chegar essa mensagem ao público adulto? De que forma?

Eu acredito que posso sensibilizar os adultos também. Especialmente os familiares das crianças que leem o reino do tempo. Essa troca entre pais e filhos pode provocar reflexão e até mudanças no comportamento.

Quais os planos até o fim do ano? Muitos lançamentos previstos? O que pode adiantar para seus leitores?

Tenho alguns lançamentos previstos sim. Um deles é o “Luke em Nova York”, que conta as aventuras do macaco atleta na sede da ONU. Vou lançar também uma história muito bonita para crianças com câncer. Estou trabalhando ainda em um projeto de popularização da literatura e tem mais algumas novidades que estão sendo amarradas. Assim que possível eu vou contar a vocês.

Como adquirir seu livro o reino do tempo?

O livro já pode ser adquirido na Amazon, Bol, Kobo, Books.google, e na próxima semana já estaremos à venda na Europa, e em outros sites de e-commerce tanto no formato impresso quanto e-book, nas lojas: Magalu, Shoptime, Fnac, Americanas, Submarino, nas Leituras, na Books, e muitas outras

Para mais informações, basta enviar um e-mail para vendas@collibooks.com ou acessar o nosso site www.collibooks.com

Deixe uma mensagem para o público que acompanha o seu trabalho?

A mensagem que eu deixo é que as crianças assumam essa missão de mudar nosso planeta para melhor e que sejam multiplicadoras das boas ações. O que precisamos nos dias de hoje são pessoas que sejam exemplo e inspiração de vida.

 

FOTO: Divulgação

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments