Escola de samba Tabajara levou o título do Carnaval; evento foi organizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com as escolas
Uberlândia conheceu, na tarde desta segunda-feira (3), a escola de samba campeã do Carnaval 2025, que, mais uma vez, foi organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). Pelo terceiro ano consecutivo, tanto o desfile quanto a apuração foram realizados na avenida Balaiadas, no bairro Marta Helena, e consagrou como campeã e vice as escolas de samba Tabajara e Unidos do Chatão, respectivamente.
Este ano, a apuração contou com o voto de 20 jurados. Durante as votações foram avaliados 10 quesitos, sendo eles: bateria, samba-enredo, enredo, harmonia, evolução, alegorias e adereços, fantasia, ala das baianas, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. Cada um dos quesitos foi avaliado por dois jurados diferentes. A campeã Tabajara e a vice Unidos do Chatão totalizaram 199,3 e 197,9 pontos, respectivamente, e faturaram uma premiação de R$ 10 mil e R$ 7 mil, nesta ordem.
Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU
“Tivemos um Carnaval muito potente na cidade de Uberlândia em 2025. O desfile corroborou isso. As escolas de samba aumentaram o profissionalismo de forma exponencial. Mais uma vez, o público encheu as arquibancadas para prestigiar a apresentação da escola favorita. Na apuração, voto a voto para definir a grande campeã, que ficou à frente da segunda colocada apenas 1,4 ponto. Mostrando o equilíbrio e o nível do desfile. Isso ratifica que estamos em um processo de crescimento e que cada vez mais desejando a participação da comunidade e, claro, um estímulo para as próprias agremiações”, disse o diretor de arte e cultura, da SMCT, Alexandre França.
Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU
Quem celebrou o resultado da apuração foi o presidente da escola de samba Tabajara, Eurípedes “Passarinho”, afirmando que a retomada veio com um desfile perfeito. “No ano passado, cometemos alguns erros que nos custaram o título. Em 2025, fizemos uma apresentação ímpar na avenida para voltar ao topo do Carnaval de Uberlândia. Quero parabenizar a todos os integrantes que fizeram parte dessa vitória. Afinal, foi um trabalho em conjunto desde os primeiros preparativos. Foi maravilhoso!”, vibrou o mandatário da escola mais vitoriosa do Carnaval de Uberlândia.
Do terceiro ao sétimo lugares ficou da seguinte forma: Garotos do Samba (197,7 pontos), Garras de Águia (197,2), Acadêmicos do Samba (189,7), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia – Aparu – (189) e Extravasa (188,6). Nesta terça-feira (4), a partir das 20h, a passarela do samba (avenida Balaiadas) recebe o desfile das escolas campeã e vice do Carnaval 2025.
Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU
Samba-enredo vencedor
Campeã, a escola Tabajara apresentou o enredo “Balangandãs”, que mostrou a importância histórica dos acessórios usados pelas mulheres negras na luta pela liberdade durante a escravidão no Brasil colonial. Itens como Nagô, Oxum e Iorubá evidenciaram alguns dos diversos aspectos da cultura negra e fundiram-se no desfile que reverenciou a luta pela alforria no Brasil colonial e as tradições, costumes e crenças negras que perduram até os dias atuais.