Começa a montagem da estrutura na avenida Balaiadas para o desfile das escolas de samba do Carnaval 2026

Espaço preparado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo garante conforto, segurança, acessibilidade e mobilidade para foliões durante a programação carnavalesca

 

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), iniciou, nesta quarta-feira (4), a montagem da estrutura que receberá os foliões e as escolas de samba durante o Carnaval 2026 na avenida Balaiadas, a passarela do samba de Uberlândia. O espaço contará com 420 metros de extensão, arquibancada com, aproximadamente, 100 metros de comprimento e capacidade para acomodar cerca de 1.500 pessoas, além de sistemas de som e iluminação.

A estrutura, localizada no setor Norte da cidade, também abriga camarotes para autoridades e imprensa, dois palanques para jurados, cabine técnica, banheiros químicos e pontos de apoio e elevados para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além de uma tenda e banheiros acessíveis para pessoas com deficiência. A montagem está sendo feita pelas empresas BL Duarte Eventos e Estruturas, CBS Sonorização e Cardoso Eventos e Estruturas, vencedoras dos processos licitatórios.

Durante as atividades, a Secretaria Municipal de Saúde estará no local com equipe médica e ambulância. Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb) será responsável pela higienização do Sambódromo e de suas adjacências. A limpeza será realizada por meio de varrição mecanizada, executada por veículos equipados com escovas rotativas e sistema de sucção. Durante a operação, as escovas direcionam a sujeira das laterais das vias, enquanto o sistema de aspiração recolhe poeira, areia, folhas e pequenos resíduos, armazenando-os em compartimento interno do equipamento. O uso dessa tecnologia possibilita uma limpeza mais rápida de grandes vias, reduz a poeira suspensa no ar, amplia o alcance em áreas de difícil acesso e garante mais segurança aos trabalhadores envolvidos. Esses serviços de varrição mecanizada fazem parte das inovações de zeladoria recentemente apresentadas pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Sesurb.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) disponibilizará linhas especiais de ônibus para o local dos desfiles. A pasta reforçou as linhas que já atendem a região da passarela do samba de Uberlândia. Para ir até o local do evento, os usuários do transporte público poderão utilizar as linhas regulares do Sistema Integrado de Transportes (SIT), que já atendem a região e possuem pontos de desembarque próximos à avenida Balaiadas. As linhas disponíveis são:

  • A109Marta Helena – Terminal Central
  • A146Liberdade – Terminal Central
  • A149Terminal Central – Senai / Santa Rosa
  • I251Terminal Industrial – Terminal Umuarama
  • T151Terminal Industrial – Terminal Central

Para facilitar o retorno dos foliões após os desfiles, a Settran irá disponibilizar linhas especiais de ônibus, com saída em horário único.

  • Linhas especiais:S906, S907 e S908
  • Horário de saída:1h
  • Dias:Domingo (15) e segunda-feira (16)
  • Local de saída: Rua Álvaro Alves Pinto, entre as ruas Cumari e Joaquim Vieira Ramos

A Settran orienta que os usuários fiquem atentos aos horários e planejem seus deslocamentos com antecedência, garantindo um Carnaval mais tranquilo e seguro para todos.

Programação e Resultado

O desfile das escolas de samba ocorrerá em dois dias. No sábado (14), a partir das 19h, se apresentarão, respectivamente, o Grêmio Recreativo Extravasa, a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), o Grêmio Recreativo Acadêmicos do Samba e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Garras de Águia. Já no segundo dia, domingo (15), também a partir das 19h, será a vez da Escola de Samba Garotos do Samba, do Grêmio Recreativo Beneficente Escola de Samba Unidos do Chatão e da Tabajara Sociedade Recreativa.

A apuração que revelará as escolas de samba campeãs do Carnaval 2025 de Uberlândia será realizada na segunda-feira (16), a partir das 15h, na avenida Balaiadas. O desfile das vencedoras acontecerá também na passarela do samba, na terça-feira (17), a partir das 19h.

Confira abaixo a programação completa do Carnaval 2026:

 

Abertura e Baile de Carnaval – 7 de fevereiro

  • 15h30 – Concentração na Praça Coronel Carneiro para o Cortejo
  • 16h – Cortejo na Praça Carneiro para a Clarimundo – Pirueta Musical
  • 17h – DJ Mari Cunha e premiação do concurso de fantasia
  • 18h30 – Bloco profanas
  • 20h – Entrega da Chave da cidade ao Reinado Momesco
  • 20h30 – Banda Escaletado – PE

Desfile Carnaval 2026 – (Av. Balaiadas – Bairro Marta Helena)

  • Dia 14/02, a partir das 19h – Desfile de 4 Escolas de Samba
  • Dia 15/02, a partir das 19h – Desfile de 3 Escolas de Samba
  • Dia 16/02, a partir das 15h – Apuração
  • Dia 17/02, a partir das 19h – Desfile das Campeãs (apresentação da Escola Vice e Campeã)

Bloquinhos de carnaval

  • Dia 07/02, das 15h às 22h – Bloco da ASCAU – Villa Viseu
  • Dia 14/02, das 14h às 22h – Bloco Todo Mundo Nuh! Concentração na Praça Sérgio Pacheco, trajeto saindo da praça finalizando os shows do Dboche Pub Show (Av. Araguari, nº9)
  • Dia 15/02, a partir das 14h – Bloco Seo Chico – Cortejo saindo do Terreirão do Samba até a Av. Presidente Médici – B. Morada da Colina
  • Dia 28/02, das 15h às 22h – Bloco Se Minas não tem mar, como tiramos onda? – Esplanada do Teatro Municipal – Bairro Tibery

Confira a programação acessando também aqui

FOTO:Danilo Henriques – Secretaria de Comunicação/PMU

Deixe uma resposta