Micro e pequenas empresas apoiados pelo Integra Moda podem ampliar vendas no maior salão de negócios da América Latina

Cerca de 40 empreendimentos do setor estarão mais uma vez no Minas Trend, no BH Shopping, para fazer networking e ampliar faturamento

 

Em Minas Gerais, mais de 72 mil micro e pequenas empresas e outros 141 mil microempreendedores individuais trabalham diretamente com a fabricação e comercialização de produtos da moda, como calçados, vestuário, acessórios e bijuterias, lingerie, bolsas, moda praia e sleepwear. O segmento representa 17,6% de toda a produção industrial do estado e 13% dos postos de trabalho, conforme dados da FIEMG coletados no Ministério do Trabalho e Emprego. Diante do abrangente cenário, mais de 40 marcas mineiras que recebem o apoio do Sebrae Minas, por meio do programa Integra Moda, serão atrações na 33ª edição do Minas Trend, de 8 a 10 de abril, no BH Shopping.

No principal evento de moda em todo o estado, os empreendedores poderão mostrar seus produtos, fazer conexões com outros lojistas e ampliar as vendas. A presença no Minas Trend também é uma oportunidade para que as marcas que recebem consultorias do Sebrae Minas possam observar de perto as demandas e novas tendências dos consumidores. Aqueles que desejam conhecer o programa poderão visitar o estande do Integra Moda no espaço do evento.

O presidente do Conselho Deliberativo da instituição, Marcelo de Souza e Silva, considera o Minas Trend como estratégico para a visibilidade das micro e pequenas empresas que trabalham diretamente na indústria e no varejo da moda mineira.

“O Minas Trend é um evento de grande importância para os lojistas, compradores e clientes na atualização sobre as principais novidades do mercado da moda e para a ampliação do relacionamento com fornecedores e marcas. Desta forma, o Sebrae Minas desempenha seu papel fundamental no fortalecimento da indústria do segmento no estado, por meio do Integra Moda e outros programas, oferecendo suporte a pequenos e médios empreendedores para que eles possam inovar cada vez mais e ser mais competitivos e sustentáveis”.

Desde 2021, o Integra Moda faz parte das ações do Sebrae Minas para reafirmar e consolidar Minas Gerais como o “Estado da Moda”. foram mais de 9 mil horas de consultorias com as micro e pequenas empresas da moda. A iniciativa resultou em um aumento médio de 52% de faturamento dos negócios atendidos.

Atualmente, o programa trabalha polos em diferentes locais no estado:

– Moda íntima, fitness e praia, como São João do Manteninha, Taiobeiras, Monte Belo e Juruaia

– Calçados, como Nova Serrana

– Malharia, como Monte Sião e Jacutinga

– Vestuário, como São João Nepomuceno e Divinópolis

– Gemas, joias e bijuterias, como Belo Horizonte

O Sebrae Minas vem desenvolvendo um trabalho consistente de valorização da moda autoral, por meio de iniciativas como os programas Mãos à Moda e Minas Moda Autoral, que capacitam empreendedoras a criarem peças com estilo singular e forte caráter de autenticidade

O objetivo do Integra Moda é fortalecer cada vez mais os pequenos negócios, por meio de capacitação em diversas áreas, como design, gestão empresarial, marketing, inovação e comercialização, além de facilitar a integração entre os diferentes elos da cadeia produtiva da moda.

“Desde seu início, o Integra Moda tem sido um divisor de águas para os empreendedores do setor de moda, oferecendo ferramentas essenciais para o desenvolvimento de estratégias mais eficientes e impulsionando a visão empreendedora, pois estimula os empresários a explorar novos nichos e se destacar em um mercado cada vez mais exigente”, acrescenta Marcelo.

Com foco na criação de uma rede colaborativa, a iniciativa também proporciona aos empreendedores acesso a consultorias especializadas e à participação em eventos estratégicos e rodadas de negócios, permitindo que elas ganhem ampliem seu faturamento e estabeleçam parcerias duradouras.

Sobre o Minas Trend

O Minas Trend é uma realização da Fiemg, por iniciativa de sua Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios, e suas entidades Sesi e Senai, com patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), patrocínios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac/Fecomércio e da Ventana Serra do Brasil e apoio máster do Sebrae Minas.

Deixe uma resposta