Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti no bairro Élisson Prieto (antigo assentamento Glória), incluindo o recolhimento de cerca de três mil criadouros; paralelamente, por meio do Consultório Móvel e da abertura das unidades de saúde da região, foram realizadas mais de mil consultas neste sábado (8)
A Prefeitura de Uberlândia mobilizou, neste sábado (8), diversos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde durante o Mutirão contra o mosquito Aedes aegypti que aconteceu no bairro Élisson Prieto (antigo assentamento Glória), e com a oferta de consultas e exames por meio do “Sabadão da Saúde” em todo o setor Sul da cidade. As ações buscam conscientizar a população sobre o combate ao mosquito, transmissor de doenças como a dengue, com a eliminação dos criadouros, e também viabilizar o acesso aos serviços de saúde à comunidade.
Durante a ação, foi possível garantir a eliminação de, pelo menos, 2.913 criadouros do mosquito Aedes aegypti e viabilizar outros serviços de saúde, incluindo 1.087 consultas médicas, além de outros atendimentos ambulatoriais e procedimentos, como aplicação de vacina, coleta de exames, curativos, aferição de pressão.
Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU
“O nosso objetivo é ampliar a capacidade de atendimento à população na área da saúde e unir a cidade no combate ao Aedes aegypti, um mosquito que transmite várias doenças que podem ser evitadas se cada um fizer a sua parte. A comunidade tem aderido bem a essas iniciativas, e esperamos que todos continuem nos apoiando nesse combate para eliminar a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes”, pontuou o prefeito Paulo Sérgio, que acompanhou o Mutirão e o Sabadão da Saúde”.
Mutirão contra a dengue
As ações de combate ao Aedes aegypti se concentraram na praça Maria Preta. No local, além das ações de conscientização e combate ao mosquito, os moradores da região trocaram materiais descartáveis e objetos que poderiam servir como criadouros do mosquito por alimentos não perecíveis.
Ao todo, foram entregues 1.064 litros de leite e meia tonelada de alimentos. A ação foi possível após iniciativa da Prefeitura de Uberlândia, que arrecadou sete toneladas de alimentos por meio do ingresso solidário da partida entre Portuguesa e Flamengo pela 8ª rodada do Campeonato Carioca. O jogo aconteceu no Estádio Municipal Parque do Sabiá, espaço administrado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).
A mobilização contou com 120 agentes do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes e permitiu a eliminação de 2.913 criadouros e 275 recipientes com focos do mosquito transmissor da dengue, além da retirada de 297 pneus, entre outros objetos (entre os quais estão eletrodomésticos como tanquinhos, fogões e geladeiras em desuso). A ação contou ainda com a utilização de drones, para auxílio na identificação de pontos críticos, e do veículo com fumacê, voltado à eliminação do Aedes na fase adulta.Na praça, também foram disponibilizados o Consultório Móvel e o Vacimóvel para acompanhamento da saúde e atualização do cartão de vacina.
‘Sabadão da Saúde’
Em outra frente, a Prefeitura de Uberlândia promoveu o “Sabadão da Saúde”, ação que contou com todas as unidades de atenção primária (UBSs e UBSFs) do setor Sul de portas abertas, das 7h às 13h, para atender a população com consultas médicas, coletas de exames e procedimentos. Ao todo, foram realizadas 1.087 consultas médicas, além de outros atendimentos ambulatoriais e procedimentos, como aplicação de vacina, coleta de exames, curativos, aferição de pressão.
“É uma determinação do prefeito Paulo Sérgio expandirmos as oportunidades para que a população tenha acesso aos serviços da área de saúde. Fizemos a primeira ação no setor Oeste na qual tivemos uma boa adesão da população, que nos permitiu levar a iniciativa para o setor Sul e, posteriormente, contemplar toda a cidade de Uberlândia”, disse o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.
![](http://notaseprosas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/sabadao-saude-zona-sul-300x201.png)
Élisson Prieto
Além de receber o Mutirão contra a Dengue, os moradores do bairro Élisson Prieto também foram beneficiados, neste sábado (8), com a regularização fundiária. A Prefeitura de Uberlândia, em parceria com a Cohab Minas, concretizou uma histórica etapa do setor habitacional no município. Foram entregues pelo prefeito Paulo Sérgio, em solenidade realizada no Sesi Gravatás, mais de 2 mil títulos de propriedade de imóveis às famílias que residem no bairro (antigo assentamento Glória), localizado na região sul da cidade.