Exigir nota fiscal e estar atento a padrões de qualidade são os principais pontos de atenção
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia orienta pais e responsáveis sobre os cuidados na hora de comprar um presente para o Dia das Crianças, celebrado no próximo sábado (12). Exigir nota fiscal e estar atento a padrões de qualidade são os principais pontos de atenção.
“O Procon Uberlândia atua constantemente para inibir o comércio de brinquedos falsificados, mas é imprescindível o papel de todos que irão comprar os presentes, evitando produtos ilegais, sem nota fiscal e sem procedência. Só assim, será possível garantir a segurança e saúde das crianças”, ressalta o superintendente do Procon Uberlândia, Egmar Ferraz.
No caso dos brinquedos, é importante conferir a faixa etária indicada para cada brinquedo, tamanho das peças e material usado na fabricação. O selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) também é uma boa referência para a segurança do produto.
O Procon Uberlândia informa ainda que o consumidor que desconfiar da procedência de algum produto ou suspeitar de comercialização fora dos padrões de qualidade exigidos pode ligar para o Disque Procon 151. A denúncia poderá ser anônima.