Em um mundo em constante transformação tecnológica, o sistema judicial não fica imune às mudanças. Diante desse cenário, o especialista em Contratos, perito em Auditoria e Inteligência Probatória para Processos Judiciais e CEO da EvidJuri, Sthefano Cruvinel, lança o livro “Evolução Tecnológica e Impactos no Judiciário”. A obra, já disponível na Amazon, oferece uma análise profunda e cirúrgica dos desafios e oportunidades que a tecnologia apresenta para o futuro da justiça.
“A tecnologia está revolucionando todos os setores da sociedade, e o Judiciário não é exceção”, afirma o CEO da EvidJuri, com sede em Uberlândia (MG). “Nosso objetivo com este livro é fornecer aos operadores de direito, estudantes e ao público em geral uma visão completa e atualizada dos impactos da Era Digital na justiça”.
O livro mergulha em uma variedade de temas relevantes, desde a importância da ética, moral, bioética e biodireito no cenário jurídico contemporâneo até os obstáculos enfrentados na busca pela verdade em uma era tecnológica em constante evolução.
Explora-se também o impacto das tecnologias emergentes, como inteligência artificial e blockchain, nos procedimentos judiciais, bem como as oportunidades que essas inovações oferecem para a desburocratização e eficiência do sistema jurídico, assim como o papel da cultura de provas e o dever de protagonismo das partes em litígios, buscando provas, procedimentos e verificações antes ou durante qualquer etapa do processo judicial.
Além disso, são considerados os desafios pertinentes relativos à segurança jurídica e à proteção de dados no contexto digital, evidenciando a necessidade de adaptação e regulamentação para garantir um ambiente jurídico confiável e resiliente.
“Evolução Tecnológica e Impactos no Judiciário” conta com a colaboração de um tempo de renomados coordenadores, pesquisadores e escritores, como Michel Canuto de Sena, Ricardo Padovini Pleti Ferreira, entre outros. Juntos, os autores e coordenadores apresentam um panorama completo e aprofundado das transformações em curso no sistema judicial, convidando o leitor a uma reflexão crítica sobre o futuro da justiça na Era Digital.
“Acredito que este livro é uma ferramenta essencial para todos aqueles que desejam compreender as implicações da tecnologia para o futuro do Judiciário”, ressalta Cruvinel. “Espero que ele contribua para o debate sobre o uso responsável da tecnologia na busca por um sistema judicial mais justo, eficiente e transparente.”
Sobre o autor
Sthefano Scalon Cruvinel é especialista em Contratos pela FGV. Empreendedor de Tecnologia e Direito. Presidente do Grupo Cruvinel e CEO da EvidJuri, hoje o maior escritório de Perícias do Brasil. Especialista em Tecnologia com certificado internacionalmente. Único participante brasileiro do estudo internacional da Duke University dos EUA sobre Licenciamento Indireto de Software e considerado Amicus Curiae em Tecnologia (Software, Sistemas e Tecnologia) pela alta envergadura e propriedade no tema, incluindo os detentores do maior portfólio de ações judiciais do Brasil do segmento. Especialista em Business Intelligence (BI) e Business Analytics (IA). Estrategista para Produção Antecipada de Prova utilizando a técnica de Discovery (Juízo de Admissibilidade Probatória aplicada nos EUA). Foi precursor, no Brasil, em identificar Contratos e Projetos de Tecnologia sob a ótica da obrigação de resultado, tese que foi ratificada no STJ (Superior Tribunal de Justiça), em 2020, modificando o entendimento geral sobre Contratos de Tecnologia no Brasil.