O prefeito de Uberlândia está na capital federal onde participou do Encontro com Prefeitos e Prefeitas no início da semana; ele aproveitou a viagem e se reuniu com outras autoridades para debater instalação do Samu e UPA, instalação de radar meteorológico e obras viárias na perímetro urbano da cidade
O prefeito Paulo Sérgio está em Brasília (DF), onde participou do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas na terça-feira (11). O objetivo do evento foi aproximar ministérios e órgãos governamentais dos municípios para facilitar o acesso a informações essenciais, ferramentas e recursos voltados aos novos gestores. Organizado pelo governo federal, o encontro, que também visa a troca de experiências entre os prefeitos a fim de conhecer um pouco mais a realidade de cada região, acontece até esta quinta-feira (13).
Durante agenda que cumpre em Brasília (DF), ainda na terça e hoje, o prefeito Paulo Sérgio se reuniu com a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. No encontro realizado no ministério, o chefe do Executivo municipal reforçou a solicitação de instalação de um radar meteorológico para atender os municípios do Triângulo Mineiro.
A ministra Luciana Santos disse que está prevista a instalação de um radar meteorológico para atender a cidade de Uberlândia e demais municípios do Triângulo Mineiro o mais breve possível. Ela apontou dois caminhos para a viabilização do equipamento para a região: por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ou por meio de um acordo que o Governo Federal assinou com empresas envolvidas na tragédia de Mariana para reparação integral e definitiva dos prejuízos causados pelo rompimento da barragem em 2015.
Centro de Referência em Doenças Raras
Na terça-feira (11), o prefeito Paulo Sérgio também esteve na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para garantir que o município passe a oferecer Serviços de Referência em Doenças Raras. Foi discutido com o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, a habilitação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) como Centro de Referência em Doenças Raras. Ainda na terça-feira, o chefe do Executivo municipal participou do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas em Brasília (DF).
Samu e UPA
Ainda nesta quarta-feira (12), Paulo Sérgio e o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, estiveram reunidos no Ministério da Saúde com o Secretário Adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Nilton Pereira Junior, para discutir o estudo e a viabilização da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Uberlândia.
Recentemente, o prefeito anunciou que autorizou a Secretaria Municipal de Saúde a iniciar estudo de viabilidade técnica para a implantação dos serviços em Uberlândia, sem que haja a descontinuidade de qualquer serviço de saúde no município.
Durante a reunião, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, apresentou a proposta de viabilização das UPAs e de viaturas para a cidade, além de outras unidades para garantir a implementação. “A reunião foi produtiva na qual demos mais um passo para o estudo da viabilização do projeto. O Ministério da Saúde informou que disponibilizaria quatro viaturas de suporte avançado e 14 de suporte básico, além de outras estruturas para garantir o atendimento”, detalhou o prefeito Paulo Sérgio.
Dentre as unidades propostas pela SAES ao Município estão ainda uma policlínica com centro de especialidades, além da possibilidade de três novos Centro de Atenção Psicossocial (Caps) – dois Infantojuvenil e um Álcool e Droga (Ad) – por intermédio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Ainda durante a reunião, também foi debatido a habilitação de 14 novos leitos para o anexo do Hospital Municipal (antigo Santa Catarina). “Esses leitos estão prontos para serem liberados. Estamos aguardando apenas a dotação orçamentária para que entrem em funcionamento. A liberação deste recurso é fundamental para garantir que a cidade continue atendendo com excelência a população”, finalizou o secretário de Saúde, Adenilson Lima.
Reunião no Dnit
Em mais uma agenda que teve em Brasília (DF), o prefeito Paulo Sérgio (PP) se reuniu, na tarde desta quarta-feira (12), com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabricio de Oliveira Galvão. No encontro, realizado no Dnit e que também teve a participação da deputada federal Ana Paula Junqueira Leão, foram abordadas intervenções em travessias situadas em pontos viários do perímetro urbano de Uberlândia que são de responsabilidade do Dnit, como o Trevo do Vau e o Anel Viário Norte.
O prefeito Paulo Sérgio agradeceu a disponibilidade do Dnit em agilizar o andamento das intervenções. “Nós tratamos aqui todas as travessias dentro da cidade de Uberlândia que o Dnit é responsável. Já estamos tratando das providências a serem tomadas em breve para solucionar as questões de mobilidade dentro da cidade. O Dnit é nosso parceiro para resolver os problemas de Uberlândia”, afirmou.
FOTOS: Secom/PMU