Prefeitura assina contrato para implantação do Centro Integrado de Inteligência e Segurança no município

Prefeito Paulo Sérgio esteve em Brasília (DF), nesta quarta (11), na sede do BNDES, onde oficializou financiamento que viabilizará a criação do CIIS; espaço, que será instalado no antigo Centro de Tecelagem, abrigará diversos serviços de monitoramento, segurança pública e análises climáticas

 

A Prefeitura de Uberlândia avançou no projeto de implantação do Centro Integrado de Inteligência e Segurança (CIIS) no município. Nesta quarta-feira (11), o prefeito Paulo Sérgio esteve na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em Brasília (DF), onde assinou contrato de financiamento de R$ 88,2 milhões para viabilizar a instalação do CIIS. Com a criação da central, o objetivo é unificar em um único espaço, no antigo Centro de Tecelagem, todas as unidades de videomonitoramento, com bases operacionais das forças de segurança, para desenvolver um trabalho em conjunto.

O Centro Integrado de Inteligência e Segurança será composto por órgãos como: Defesa Civil, Proteção Patrimonial, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Patrulha Rural e Patrulha Ambiental. O CIIS funcionará 24 horas por dia e contará com equipamentos de última geração e uso de inteligência artificial para análise das imagens. Outro serviço que será implementado é o de análises climáticas para adoção de medidas preventivas pelo Município.

 “Com a criação do Centro Integrado de Inteligência e Segurança, nosso município se tornará referência também em monitoramento da segurança pública e do clima, a exemplo do que acontece nas principais capitais brasileiras. É mais uma das propostas do nosso plano de governo que está sendo colocada em prática em benefício de todos. Novamente, Uberlândia reforça seu compromisso com o bem-estar e com a qualidade de vida da população ao adotar novas estruturas e fazer uso da inteligência artificial a favor do serviço público”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.

A iniciativa da Prefeitura de Uberlândia atende ao Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT) e se insere na estratégia do BNDES de promover cidades mais inteligentes, seguras, resilientes e inclusivas.

Gestão Moderna

O acordo firmado entre a Prefeitura de Uberlândia e o BNDES também inclui um conjunto de ações estruturantes voltadas à modernização da gestão pública, fundamentais para ampliar a eficiência administrativa e a sustentabilidade fiscal do município. Entre os investimentos previstos estão a implantação do Cadastro Territorial Multifinalitário Digital, a digitalização de mais de 14 milhões de documentos, criação de uma sala de inteligência tributária, regularização fundiária de até 10 mil imóveis e fortalecimento da infraestrutura de tecnologia da informação, com foco em cibersegurança.

Os benefícios esperados incluem redução de até 50% no tempo de tramitação de processos administrativos, melhoria significativa no atendimento ao cidadão e aumento da eficiência na arrecadação de tributos como IPTU, ISS e ITBI, contribuindo para o equilíbrio das contas públicas e para a ampliação da capacidade de investimento do município.

O projeto também contempla a implantação de sistemas de monitoramento em cerca de 90% das escolas municipais, com expectativa de redução do tempo de resposta a emergências escolares, diminuição de incidentes de segurança e melhoria do ambiente educacional.

Compromisso com a segurança pública

            A implantação do CIIS integra um conjunto de ações já estruturadas pela Prefeitura de Uberlândia em parceria com as forças de segurança locais. Em dezembro de 2025, o Município, por meio do prefeito Paulo Sérgio, assinou um termo de cooperação junto às Polícias Militar e Civil de Minas Gerais visando o fortalecimento da segurança pública em Uberlândia. O termo permitirá a utilização de novas tecnologias de monitoramento e inteligência policial, ampliando a capacidade de prevenção e repressão ao crime.

            Com o intuito de implementar novas ferramentas e estratégias de segurança pública, ainda durante o ano passado, o chefe do Executivo municipal realizou visitas às centrais de segurança de algumas capitais como: São Paulo (SP), que conta com o Smart Sampa – referência nacional em videomonitoramento avançado, Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).

Deixe uma resposta