Uberlândia ganha 1ª escola municipal de ensino fundamental com tempo integral

Unidade localizada no setor leste já iniciou as aulas em horário regular; turmas do período integral serão formadas a partir de inscrição entre matriculados

Uberlândia ganha a primeira escola municipal de ensino fundamental e com atendimento em período integral. Denominada Escola Municipal Doutor Afranio de Freitas Azevedo, a Escola de Tempo Integral está localizada no bairro Grand Ville, região leste, e tem capacidade para atender 700 estudantes do 1º ao 5º ano. As aulas no tempo regular de ensino começaram nesta semana e as turmas com horário estendido terão início em 28 de fevereiro, após seleção entre os matriculados.

“Essa escola faz parte do nosso projeto de expansão da rede municipal de ensino. A cidade cresce e a gestão municipal tem o dever de acompanhar e promover condições que deem suporte a esse desenvolvimento. Está em fase de estudos a construção de mais três escolas em regiões que, assim como setor leste, não param de crescer. O meu compromisso é garantir que nossas crianças encontrem boas estruturas físicas e bons profissionais no processo de aprendizagem”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Como é a Escola de Tempo Integral

Das 700 vagas, 200 são exclusivas para atendimento em período integral (manhã e tarde). Quem se matriculou na unidade já está frequentando as aulas no expediente regular desde o começo da semana, uma vez que é preciso cumprir o calendário escolar definido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para toda a Rede Municipal de Ensino. Para a formação das turmas do período integral, os estudantes matriculados precisarão manifestar interesse por meio de inscrição que será recebida na própria instituição entre a próxima segunda-feira (13) e quarta-feira (15).

A secretária municipal de Educação Tânia Toledo ressalta que a inscrição não garante a vaga. Além disso, a preferência será dada a alunos cadastrados no CadÚnico.

“Com essa unidade escolar, poderemos oferecer aos estudantes do ensino fundamental uma nova experiência em ensino. Todos os matriculados têm acesso às aulas regulares, com disciplinas definidas conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Aqueles que estiverem no período integral terão contraturno, com outros tipos de atividades que vão agregar à aprendizagem e o devido acompanhamento pedagógico”, explica a secretária.

No contraturno, a grade é composta por “Leitura e Produção de Texto”, “Laboratório de Matemática”, “Esporte e Recreação”, “Educação para a Cidadania” e “Culturas e Saberes em Arte”. Todas as atividades serão conduzidas por professores e com o uso de tecnologias, como os notebooks educacionais (Chromebooks). Enquanto estiverem na unidade, os 200 alunos do tempo integral receberão quatro refeições – café da manhã, colação, almoço e jantar.

Uma escola mais moderna

Contemplando turmas em jornada regular e outras matriculadas para atendimento em tempo integral, a Escola Municipal Doutor Afranio de Freitas Azevedo conta com 100 profissionais. A estrutura é composta por 12 salas de aula, quadra poliesportiva coberta, laboratório de informática, laboratório de ciência e matemática, biblioteca, auditório e demais dependências, como setor administrativo e cantina. Os prédios foram erguidos em uma área total de 23 mil metros quadrados e contam com área construída de 3,2 mil metros quadrados.

Além do Grand Ville, a escola passa a atender moradores de bairros próximos, como Dom Almir, São Francisco, Prosperidade e Aclimação. A escolha do local do novo equipamento pela Prefeitura ocorreu devido ao grande desenvolvimento urbano do setor leste, registrado nos últimos anos.

A unidade inaugurada homenageia o cirurgião plástico nascido em Uberlândia e ex-secretário municipal de Educação, Afranio de Freitas Azevedo, que faleceu em 2015 aos 75 anos de idade. Tendo assumido a pasta em quatro ocasiões diferentes, ele compôs a equipe do prefeito Odelmo Leão em seus dois primeiros mandatos frente à Prefeitura de Uberlândia (2005-2008 e 2009-2012), fazendo parte da reestruturação física e pedagógica da educação municipal.

Esse trabalho conjunto entre Afranio Azevedo e Odelmo Leão incluiu ampliação de vagas na rede, construção de escolas, inclusão de processos pedagógicos, remodelação do quadro de profissionais e melhorias na merenda escolar – o que, em 2007, conferiu a Odelmo Leão o prêmio nacional Gestor Eficiente da Merenda Escolar, concedido pela organização Fome Zero. Anteriormente, o homenageado foi secretário de Educação entre 1989 e 2002, na gestão de Virgílio Galassi, e entre 1993 e 1996, na gestão de Paulo Ferolla.

FOTOS: Valter de Paula/Secom/PMU

Deixe uma resposta