Em 25 de julho é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha. Para marcar a data e homenagear as histórias de mulheres negras, que durante a sua trajetória movem o mundo com suas ações, trabalho e atitudes, a União das Influencers e Empreendedoras realiza nesta data, a 3ª edição do Prêmio Mulheres Negras que Movem a Terra. Serão homenageadas 35 mulheres, sendo 30 indicadas pelas participantes da edição anterior e 5 escolhidas por indicação nas redes sociais por suas histórias de conquistas.
As mulheres negras são mais de 41 milhões de pessoas, o que representa 23,4% do total da população brasileira, segundos dados do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea). Mesmo sendo um número expressivo, ainda há muitas diferenças e preconceitos. Para se ter ideia, ao se comparar a remuneração de mulheres negras com profissionais brancas, a diferença fica em 62% a menos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023.
De acordo com a idealizadora do Prêmio, Alessandra Fabyane, a ideia de homenagear essas mulheres surgiu do anseio de ver o dia 25 de julho valorizado e não apenas como mais uma data no calendário. Por isso, a premiação do Mulheres que Movem a Terra sempre será neste dia. Ela conta que a inspiração para criar o troféu veio da frase dita por Ângela Davis, “quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”, em 2017, durante uma conferência na Bahia. Também foi inspirado em Tereza de Benguela, que de escrava se tornou líder do Quilombo do Quariterê, que abrigava mais de 100 pessoas. “Ela é uma inspiração para esse dia, pois foi mulher, empreendedora e política. Uma junção de todas nós, que diariamente temos desafios para superar”, diz Alessandra.
Edições anteriores
A primeira edição do Prêmio Mulheres que Movem a Terra aconteceu em 2022 e homenageou 7 mulheres e suas histórias de superação. Para celebrar a data foi feito um coquetel. Já a segunda edição foi em 2023, que registrou um crescimento significativo. Foram 15 mulheres homenageadas indicadas pelas mulheres da edição anterior e outras 30 mulheres que receberam o Troféu Destaque, por suas histórias de superação e conquistas. O evento foi realizado no Unique e foi marcado por um coquetel para as homenageadas.
Nesta terceira edição, 30 mulheres foram indicadas pelas homenageadas de 2023 e outras cinco foram escolhidas por indicações nas redes sociais da União das Influencers e Empreendedoras. Para marcar a data, será realizado no dia 25 de julho um baile de gala fechado para as homenageadas e seus convidados. “A ideia é fazer com que essas mulheres homenageadas se sintam especiais e valorizadas. Que realmente elas sejam fontes de inspiração para outras mulheres”, ressalta Alessandra Fabyane.
SERVIÇO:
O que: Prêmio Mulheres que Movem a Terra
Quando: 25 de julho
Onde: Max Eventos