População pode solicitar implantação do serviço, agendar retirada de grandes volumes de recicláveis ou tirar dúvidas; Serviço funciona das 8h às 17h durante os dias úteis
Os moradores de Uberlândia têm um canal exclusivo para solicitar implantação de coleta seletiva, agendar a retirada pontual de grandes volumes de material reciclável ou sanar dúvidas sobre o assunto, junto ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). O serviço, que funciona por meio do WhatsApp (34) 3228-7749, está disponível das 8h às 17h durante os dias úteis.
Para o supervisor de resíduos sólidos do Dmae, Arthur Rosa Públio, a iniciativa reforça a proximidade da autarquia com a população. “É uma forma de ampliar os serviços de coleta seletiva e de acesso à informação para as pessoas. Esperamos aumentar o número de coletas pontuais e, principalmente, o impacto social para os catadores das associações e cooperativas”, disse.
O formato de atendimento via WhatsApp também pretende facilitar a triagem do recolhimento de grandes volumes de recicláveis ponto a ponto. A coleta de grandes volumes retira materiais superiores a um metro cúbico em até 24 horas. Por meio do telefone (34) 3228-7749, os moradores poderão enviar uma foto do material para que a equipe da coleta seletiva verifique as condições de retirada do mesmo.
Coleta Seletiva
O serviço de coleta seletiva em Uberlândia atende, atualmente, 62 bairros, em dias específicos, de acordo com a programação, que pode ser conferida aqui. A orientação é colocar os materiais recicláveis a partir das 8h (manhã), 13h30 (tarde) e 17h (noite), sempre na calçada. Por meio do telefone (34) 3228-7744 também é possível tirar dúvidas, sugerir e relatar problemas sobre a coleta seletiva nos bairros.
Fone Fácil 115
O Dmae também atende pelo Fone Fácil 115. Por meio dele é possível tirar dúvidas e solicitar religação de água, esclarecimentos sobre seu hidrômetro, leitura mensal, valor da conta, taxa de lixo, cálculos, relatar problemas, informar vazamentos na rua/residência, comunicar refluxo de esgoto na rua/residência e solicitar vistorias internas.