POR: Margareth Castro – Siga @margrethcastro/@notaseprosas
O deputado estadual Luiz Humberto Carneiro (PSDB), 68 anos, morreu às 10h27 deste sábado, 17 de abril, por falência múltipla de órgãos. Ele estava internado desde o dia 9 de fevereiro, no Santa Genoveva Complexo Hospitalar, depois de ser diagnóstico com Covid-19. Ele deixa a esposa, Sara Teodoro Miranda, duas filhas e dois netos. O velório está acontecendo no Funerária Paz Universal e o enterro será às 17h30, no cemitério São Pedro.
Uberlândia perde uma importante referência política. Luiz Humberto Carneiro estava no 6º mandato como deputado estadual e na Assembleia Legislativa foi líder dos governos Anastasia e Alberto Pinto Coelho. Independente de oposição ou situação, sempre foi um político respeitado pelos colegas parlamentares.
Notas oficiais
Em Uberlândia, o prefeito Odelmo Leão decretou luto de três dias pela morte do deputado e lamentou nas redes sociais a perda. “Perdemos hoje um grande amigo. Companheiro de tantas causas em prol da nossa gente, da nossa cidade, da nossa região. Luiz era um amigo de Sindicato Rural, nosso grande líder na Assembleia Legislativa e um grande conciliador. Pessoa de alma generosa, pai exemplar e esposo. Que Deus o receba, Luiz, em sua morada e que Jesus o conduza com as bençãos da nossa mãe Virgem Maria. Aos familiares e amigos, os meus sentimentos. Estou decretando luto oficial em Uberlândia por três dias em homenagem ao nosso Deputado. Descanse em paz.”
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais também decretou luto oficial por três dias. O que não faltam são manifestações de pesar de lideranças políticas e empresariais municipais, estadual e federal. “Foi com muita tristeza que recebi a notícia da perda do nosso querido deputado estadual Luiz Humberto. Lamento muito que estejamos perdendo um homem público tão competente, honesto, e que somou tanto, com Uberlândia, com o Triângulo Mineiro, com Minas Gerais e com o Brasil. Fica aqui os meus abraços à Sara, a todos os familiares e amigos que estão sentindo essa dor tão grande”, afirmou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
O presidente do PSDB-MG, Paulo Abi-Ackel, também divulgou uma nota de pesar, na qual expressa “profundo sentimento de tristeza e pesar pelo falecimento do nosso amigo, companheiro, e grande parlementar, Luiz Humberto Carneiro.”
Depoimento Pessoal
Conheci o deputado Luiz Humberto Carneiro enquanto secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento e depois de Habitação, nos governos Virgílio Galassi e Paulo Ferolla. Em 2012 tive a oportunidade de trabalhar diretamente com ele, na campanha eleitoral para prefeito, quando disputou o cargo com Gilmar Machado (PT). A lembrança que guardarei dele é de uma pessoa extremamente gentil, político por vocação, produtor rural, que valorizava e respeitava o trabalho do outro. “Após a apuração dos votos na campanha de 2012, ele fez questão de reunir a equipe de trabalho em seu gabinete e agradeceu o empenho de cada um naqueles intensos 90 dias de campanha.”
Biografia
Luiz Humberto Carneiro