Saiba o que precisa observar antes de comprar os tradicionais produtos
Às vésperas do feriado de Páscoa, a procura no comércio em busca dos tradicionais ovos de chocolate cresce. Para garantir uma compra desses produtos tranquila e sem surpresas na cidade, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia orienta os consumidores a tomarem algumas precauções importantes. Confira:
1. Verifique os rótulos com atenção
Antes de comprar um ovo de Páscoa, é fundamental verificar as informações contidas no rótulo do produto. O Procon alerta que os rótulos devem conter todos os dados essenciais: informações nutricionais, dados completos do fabricante e data de validade. Essas informações são necessárias para garantir que o produto é seguro para consumo. Isso se aplica tanto aos ovos de chocolate industrializados quanto aos produzidos artesanalmente. Para os ovos caseiros, é ainda mais importante conferir se o fabricante fornece todas as informações exigidas por lei.
2. Atenção ao peso e à numeração
Um ponto importante a ser observado é que a numeração dos ovos de Páscoa nem sempre equivale ao mesmo peso entre as diferentes marcas. Por exemplo, um ovo nº 20 de uma marca pode pesar 120 gramas, enquanto de outra marca o mesmo número pode pesar 150 gramas. Por isso, o consumidor deve prestar atenção ao peso real do produto e calcular qual opção oferece o melhor custo-benefício, considerando o preço e a quantidade de chocolate.
3. Cuidados com ovos que vêm acompanhados de brinquedos
Para quem deseja presentear crianças com ovos de Páscoa que vêm acompanhados por brinquedos, o Procon reforça que, além das informações obrigatórias no rótulo, é imprescindível que esses produtos possuam o selo de conformidade do Inmetro. Esse selo garante que o brinquedo é seguro e atende às normas de qualidade e segurança para o consumo infantil. Fique atento para evitar presentes que possam oferecer risco à saúde ou segurança das crianças.
4. Dúvidas e reclamações
Em caso de dúvidas sobre qualquer produto ou para registrar reclamações, os consumidores podem contar com o serviço de atendimento do Procon. Basta ligar para o Disque Procon pelo número 151. Além disso, para abrir reclamações ou denúncias, o Procon de Uberlândia disponibiliza gratuitamente o aplicativo Fale Procon Uberlândia, disponível para iOS e Android..