Prefeitura de Uberlândia inicia ações do programa de educação empreendedora

Em parceria com o Sebrae, atividades serão desenvolvidas durante o ano nas escolas municipais de ensino fundamental

          Em mais uma iniciativa que visa o fortalecimento educacional, a Prefeitura de Uberlândia, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Uberlândia, desenvolverá, durante o atual ano letivo, o programa “Educação Empreendedora – Protagonismo Estudantil” junto a turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais. Nesta quarta-feira (19), o programa foi apresentado para diretores escolares e analistas pedagógicos municipais. O evento foi realizado na sede do Sebrae.

A Educação Empreendedora é uma abordagem ao ensino e à aprendizagem que contribui com o desenvolvimento de competências empreendedoras junto a estudantes, educadores e gestores educacionais. As atividades que serão desenvolvidas junto aos estudantes contribuirão para desenvolver a percepção de oportunidades, criatividade, inovação, colaboração, autoconsciência, autoeficácia e predisposição para agir.

“Na rede municipal, os professores serão multiplicadores dos saberes durante suas aulas, preparando os estudantes para os desafios do futuro. Para fazer isso, os profissionais terão todo o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Sebrae”, disse a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.

Durante as atividades serão utilizadas estratégias para tornar o ambiente escolar mais atrativo, fortalecer habilidades empreendedoras e estimular o pensamento crítico, a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Todas as atividades serão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC).

Os gestores, professores e analistas participarão de formações nos meses de março de abril, durante seis encontros, que totalizarão 24 horas/aula. Paralelamente, terão início as atividades junto aos alunos, por meio de atividades diferenciadas.

FOTO: Valter de Paula/Secom/PMU

Deixe uma resposta