O Educa Uberlândia 2025 é uma realização do Sebrae Minas e conta com o apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Superintendência Regional de Ensino e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla.
A programação contará com a palestra de Tony Ventura, especialista em novas tecnologias e tendências digitais. Com uma abordagem prática, o palestrante mostrará como o uso da IA pode impulsionar a produtividade, a inovação e os resultados no ambiente escolar. Durante a apresentação, Tony desmonta mitos, apresenta ferramentas acessíveis e demonstra, ao vivo, soluções que podem ser aplicadas por professores e alunos no dia a dia.
De acordo com a analista do Sebrae Minas Fabiana Queiroz, o seminário reforça o compromisso da instituição em fortalecer o papel do educador como agente de transformação. “Ao estimular professores e gestores a adotarem práticas inovadoras, o Sebrae contribui para formar cidadãos mais críticos, criativos e protagonistas de suas próprias trajetórias. Nosso papel é apoiar o educador para que ele se torne um agente de transformação, capaz de inspirar alunos e gerar impacto positivo em suas comunidades”, destaca.
Transformação de vidas
Desde 2013, o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), do Sebrae, atua em diferentes níveis da educação formal (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior) desenvolvendo cursos, ferramentas e capacitações para formar e municiar educadores, gestores e estudantes na temática da Educação Empreendedora nas redes pública e privada de ensino.
Em 2024, Minas Gerais foi destaque nacional na realização de mentorias, encontros, formações e feiras do programa, com quase 630 mil alunos atendidos, e 65 mil profissionais da educação capacitados. No Triângulo Mineiro, o programa beneficiou quase 40 mil alunos e capacitou mais de seis mil professores. Somente em Uberlândia, 1.290 professores aplicaram a metodologia e impactaram mais de dez mil alunos.

 
			 
			 
			