Zoológico de Uberlândia recebe quase 145 mil visitas em 2023

Administrado pela Prefeitura de Uberlândia, espaço fica no complexo do Parque do Sabiá e, atualmente, abriga 122 animais; visitação gratuita pode ser feita de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada até as 16h

Um dos principais pontos turísticos de Uberlândia, o Zoológico Municipal, segue atraindo a atenção e recebendo muitos visitantes. Neste ano, por exemplo, o espaço recebeu, até a última semana, 144.248 pessoas. Dentre o público, estiveram 105 escolas, atendendo mais de 4.500 alunos. Administrado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Zoológico integra o complexo do Parque do Sabiá, localizado no bairro Tibery, e dispõe de uma área de mais de 300 mil metros quadrados.

Atualmente, 122 animais, de 29 espécies, entre mamíferos, répteis e aves vivem no espaço. O Zoológico conta com 41 recintos fechados, todos dotados de placas informativas sobre cada espécie abrigada. Há, ainda, espaços abertos onde estão animais como, gambás, bicho-preguiça, cutia, tamanduá-bandeira, sagui, ouriço-cacheiro, curicaca, biguá, mutum, saracura, tucano, psitacídeos e passeriformes.

Foto: Cleiton Borges/Secom-PMU

Rico também em flora, o local dispõe de uma Área de Proteção Permanente (APP), que abrange Floresta de Galeria e remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual e de um antigo bosque artificial, onde está a área aberta à visitação. O Zoológico registra, pelo menos, 293 espécies de plantas lenhosas, palmeiras, fetos arborescentes, entre outros.

Para garantir a saúde e bem-estar dos animais, a Secretaria disponibiliza profissionais capacitados. A equipe técnica é composta por três médicas veterinárias e uma bióloga, que atuam, inclusive, aos finais de semana e feriados, além de cinco tratadores. O tratamento recebido pelos hóspedes do Zoológico segue legislações estaduais e federais.

Alimentação

O cardápio dos animais é elaborado a partir de alimentos selecionados, pesados e preparados para cada espécie. Legumes, verduras, frutas, ração e carne são distribuídos pelos tratadores. A dieta é formulada por uma equipe técnica com base em literatura científica, a fim de proporcionar alimentação adequada a cada animal. Todos os itens são obtidos de compras via licitação.

Os profissionais do Zoológico também promovem enriquecimento ambiental à alimentação de todas as espécies ao adotarem receitas com picolés de carnes e de frutas, flores e frutos. Também é oferecida água à vontade em tanques para que cada animal se refresque.

Foto: Secom/PMU

Saúde

Neste mês, 28 animais estão recebendo vacinas antirrábicas. Ao longo do ano que vem, há previsão de que outros imunizantes sejam aplicados para prevenir contra doenças como, cinomose e parvovirose (em canídeo e quati), e rinotraqueíte, calicivirose e panleucopenia (nos felinos).

Curiosidade

Ao longo dos anos, o Zoológico Municipal já abrigou inúmeros animais. Do atual plantel, por exemplo, o jupará, chamado Juquinha, e o gavião-caboclo, de nome Caboclinha, são aqueles que estão a mais tempo no espaço, ambos desde 1993. Já o último animal alocado no Zoológico foi o quati “Joventino”, que chegou em agosto do ano passado.

Visitas

O funcionamento do Zoológico Municipal ocorre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, com entrada liberada até as 16h. As visitas são gratuitas e, em caso de escolas, grupos e instituições, podem ser feitas de forma guiada, por agendamento. Para realizar a marcação, interessados podem fazer o agendamento junto ao Núcleo de Educação Ambiental, pelo telefone: (34) 3227-1330.

Nos próximos dias, as visitas seguem normalmente, exceto em 25 de dezembro e 1º de janeiro, quando o Zoológico estará fechado.

Deixe uma resposta