Prefeito Paulo Sérgio autoriza estudo de viabilidade para implantação do Samu; anúncio foi feito durante encontro com representantes da Amvap, deputados e vereadores, no Centro Administrativo Municipal
O prefeito Paulo Sérgio esteve reunido, nesta segunda-feira (27), no Centro Administrativo Municipal, com representantes de municípios que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), deputados e vereadores locais. Na oportunidade, o prefeito anunciou que autorizou a Secretaria Municipal de Saúde a iniciar estudo de viabilidade técnica para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Uberlândia, sem que haja a descontinuidade de qualquer serviço de saúde no município.
“Em prol da sustentabilidade da rede de saúde e da integração regional, decidimos que nós vamos rever essa posição de Uberlândia. Logicamente, não vamos adotar o Samu sem a criação de UPAs. É nosso interesse a criação de até três UPAs. Pretendemos implantar em um curto prazo. Nesse sentido, peço a ajuda e a sensibilidade dos nossos vereadores para que apoiem. As demandas de qualquer cidade da região serão também as demandas de Uberlândia”, afirma Paulo Sérgio.
Destaca-se que o anúncio e a futura operacionalização dos serviços não representarão qualquer interferência ou interrupção dos serviços já prestados pelo município, como, por exemplo, do Siate e das UAIs. Após a autorização, os estudos serão iniciados pela Secretaria Municipal de Saúde imediatamente.
Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU