Jovem de Ituiutaba (MG) é selecionada para intercâmbio no Egito

Dez estudantes brasileiros embarcaram para China e Egito com bolsas integrais do programa bp Global STEM Academies, realizado em parceria com a AFS. A iniciativa contribui para a formação de jovens líderes preparados para os desafios do futuro

Com apenas 15 anos, Maria Vitória Cinquini de Araújo, de Ituiutaba (MG), foi uma das jovens brasileiras selecionadas para o programa bp Global STEM Academies 2025, promovido pela bp em parceria com a AFS. Estudante do 1º ano do Ensino Médio, ela combina curiosidade intelectual com engajamento social e sonha em seguir carreira nas áreas de Relações Internacionais ou Direito, com foco em impacto global. Além da rotina escolar, Maria Vitória participa de ações voluntárias, cultiva o interesse por arte e já teve uma vivência internacional na Argentina, que reforçou seu desejo de conhecer o mundo.

A bp, empresa global de energia integrada, apoia o programa como parte de sua estratégia de sustentabilidade, que valoriza a educação como ferramenta essencial para um futuro mais justo. Realizada em parceria com a AFS Intercultural Programs, organização internacional sem fins lucrativos, a iniciativa oferece bolsas integrais a jovens de 15 a 17 anos com interesse em ciência, tecnologia e impacto social. A experiência internacional inclui aulas, visitas técnicas e projetos práticos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Seleção

Neste ano, o programa selecionou dez estudantes brasileiros para uma experiência internacional que combina formação virtual e imersão acadêmica com foco em STEM (acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Cinco jovens estarão na China, de 6 de julho a 2 de agosto de 2025, e cinco no Egito, de 18 de julho a 16 de agosto de 2025. Em ambos os destinos, eles participam de quatro semanas de atividades acadêmicas e culturais, incluindo aulas, visitas técnicas e projetos práticos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A presença de dez jovens brasileiros entre os 150 selecionados globalmente reforça o compromisso da bp com o Brasil – um dos mercados estratégicos para a companhia – e com o desenvolvimento das comunidades onde atua.

“Investir na formação de jovens talentos brasileiros é também uma forma de fortalecer o ecossistema de inovação e diversidade que será essencial para enfrentar os desafios energéticos do futuro. A bp acredita que contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que está presente é fundamental para construir um futuro mais justo, seguro e sustentável”, afirma Simone Guimarães, Diretora de Comunicação e Assuntos Externos da bp no Brasil

Preparação dos selecionados

A preparação dos jovens selecionados nesta edição começou em março, com um curso online de 12 semanas, em parceria com a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que introduz conceitos de impacto social, energias renováveis, transição energética e competências globais. Ao final do programa, todos recebem o Advanced Certificate on Global Competence for Social Impact (Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social), um diferencial importante para o futuro acadêmico e profissional dos estudantes.

Animada com a oportunidade de representar o Brasil no Egito, Maria Vitória acredita que a vivência será um marco em sua formação pessoal e profissional.“Espero desenvolver minha autonomia, conhecer novas culturas, entender novas formas de pensar e trabalhar com problemas reais. Essa vivência vai me preparar para os desafios do futuro”, afirma.

Para Simone Guimarães, a iniciativa é uma forma concreta de contribuir com a construção de um futuro em que a energia das novas gerações será essencial para transformar o mundo. “Formar jovens líderes conscientes e preparados para atuar em um mundo em constante transformação é fundamental. Ao investirmos em educação de qualidade e promovermos o intercâmbio cultural e científico, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento de competências essenciais em pessoas que podem atuar como agentes de transformação em suas comunidades e no mundo”, avalia a executiva.

O bp Global STEM Academies é uma das cinco iniciativas que integram o programa bp Global STEM Changemakers – uma parceria global entre a bp e a AFS focada em educação, sustentabilidade e STEM. Além do intercâmbio cultural, o programa inclui iniciativas voltadas à aceleração de jovens talentos, inovação em STEM para meninas, capacitação de educadores e participação juvenil em fóruns globais. Desde 2018, esses programas já beneficiaram mais de 2000 jovens em todo o mundo. A meta é impactar 5.000 estudantes, consolidando o programa como uma referência global em educação transformadora e preparação de futuras lideranças para os desafios da transição energética

Sobre a iniciativa

  • Parceria: bp e AFS Intercultural Programs
  • Participantes brasileiros: Dez jovens de dez estados diferentes
  • Período de formação virtual: 8 de março a 7 de junho de 2025
    Viagem internacional:
    China: 6 de julho a 2 de agosto de 2025
    Egito: 18 de julho a 16 de agosto de 2025
    Certificação: Advanced Certificate on Global Competence for Social Impact (Universidade da Pensilvânia)
    Público-alvo: jovens entre 15 e 17,5 anos, com interesse em STEM e impacto social

Deixe uma resposta