Prefeitura de Uberlândia sedia conferência estadual ‘Mulheres que Inspiram’

Com apoio da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, evento teve início na manhã desta quarta (29), no Auditório Cícero Diniz; cidade foi escolhida entre 14 municípios de Minas Gerais

 Com apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, a edição 2023 da Conferência Estadual “Mulheres que Inspiram” aconteceu nesta quarta-feira, 29 de março, no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal. O evento foi aberto às 9h com participação do vice-prefeito Paulo Sérgio e do secretário municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, Ednaldo de Lima (mais conhecido como sargento Ednaldo) e a subsecretária estadual de Atendimento Socioeducativo Giselle Cyrillo.

Na abertura, a diretora da Casa da Mulher, Fátima Catunda, falou sobre o aplicativo Salve Maria, desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Governo e Comunicação e a empresa pública municipal Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), e que, desde março de 2019, já ajudou centenas de mulheres a buscarem auxílio em situação de violência. Até o início de março deste ano, o aplicativo já havia recebido cerca de 20 mil downloads.

 “Mulheres que inspiram”  é uma iniciativa do Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas (Pemse), ao lado da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp). Durante todo o dia aconteceram palestras sobre a atuação das mulheres na sociedade estão em destaque.

“Temos uma relação de parceria com a Casa Semiliberdade de Uberlândia, administrada pelo Pemse, por meio do projeto municipal Novo Caminho. E esse encontro é uma oportunidade para ouvirmos mulheres inspiradoras, que estão nos trazendo suas bagagens profissionais na formação humana e nas medidas socioeducativas”, disse o secretário.

Projeto Novo Caminho

O Projeto Novo Caminho oferece aos socioeducandos do Centro Socioeducativo de Uberlândia (Cseub) a formação complementar para o exercício da cidadania e a preparo para a iniciação ao trabalho. O objetivo é contribuir com a redução da reincidência infracional e na prevenção da exploração dos egressos por atividades ilegais, especialmente o tráfico de drogas.

Para complementar os cursos oferecidos por instituições de ensino, parceiras no projeto, a Diretoria de Prevenção às Drogas e Reinserção Social realiza oficinas reflexivas e interativas em torno das seguintes temáticas: relações societárias, convívio familiar e social, prevenção às drogas, sexualidade e rede de cuidados.

Com foco no desenvolvimento da personalidade dos adolescentes, bem como na formação deles para o exercício da cidadania, as oficinas temáticas dão suporte ao processo socioeducativo desenvolvido pelo Cseub, auxiliando no desenvolvimento de competências relacionais favoráveis a uma futura e positiva inserção dos egressos no mercado regular de trabalho.

FOTO: Araípedez Luz/Secom-PMU

Deixe uma resposta