Estudantes realizam projeto de confecção de brinquedos recicláveis com crianças em vulnerabilidade social, em Uberlândia

Inspirados por um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, grupo
de nove estudantes desenvolveu ações para ensinar crianças sobre produção e
consumo responsáveis.

Inspirados pelo 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa
assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis e responsáveis, nove
estudantes do curso de Psicologia do Centro Universitário Una – que integra
o Ecossistema Ânima -promoveram uma série de ações educativas voltadas para
as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em
Uberlândia. Por meio de oficinas sobre a confecção de brinquedos
recicláveis, eles pretenderam conscientizar o público infanto-juvenil sobre
a sustentabilidade ambiental por meio da ludicidade.

A ideia para essa ação nasceu quando os estudantes foram instigados a
escolher um dos 17 ODS elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU),
no trabalho final da Unidade Curricular de Saúde Única, ministrada pelas
professoras Cristiana Araújo Gontijo e Flávia Regina Nascimento Toledo. As
ODS são estratégias de ação para acabar com a pobreza, proteger o meio
ambiente e o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e
prosperidade em todos os lugares.

Ao optar pela 12ª ODS – Consumo e Produção Responsáveis -, os estudantes
estimularam as crianças e os adolescentes do bairro São Jorge, do Projeto
Reescrevendo Histórias do Instituto Politriz e da Casa da Criança e do
Adolescente a criarem os seus próprios brinquedos, utilizando apenas
materiais que seriam descartados, como palito de picolé, garrafas PET e
tampinhas de garrafas. Com o apoio do grupo, as garrafas PET logo originaram
jogos de boliche e os palitos de picolé, Jogos da Velha, e muito mais.

“Quando tivemos a ideia, acreditei muito no impacto que ela geraria, porque
vejo que, hoje, as crianças estão perdendo o seu protagonismo na infância
pelo excesso de telas”, defende a estudante do curso de Psicologia da Una,
Larissa Malaquias dos Santos. “Utilizar a autonomia e a imaginação para
criar o seu próprio brinquedo, ao invés de consumir brinquedos
comercializados pelas grandes marcas, muda a concepção de brinquedos para as
crianças e é essencial para o processo de aprendizagem”.

Roda Musical

Além da oficina, o grupo de estudantes realizou uma roda musical, na qual as
crianças e os adolescentes refletiram e expressaram suas opiniões e
sentimentos sobre a atividade. “Eu e meu grupo ficamos maravilhados pelo
impacto do resultado. Durante a roda musical, conversamos muito sobre o
cuidado com o meio ambiente e sobre o amor e a responsabilidade com o
próximo. As crianças amaram e foram muito receptivas conosco. Foi muito
significativo poder influenciar crianças para suas futuras histórias”,
rememora Santos.

O grupo foi formado pelos estudantes dos cursos de Psicologia da Una, Amanda
Soares Alves, Bruno César Silva Santos, Gabrielle Cristina de Castro Silva,
Júlia Vitória Nascimento Rodrigues, Larissa Malaquias dos Santos, Laura
Almeida Albuquerque, Mariane Gabrielle Carneiro Leal, Pâmela Aparecida
Marques da Silva e Phillipe Inácio dos Santos.

Para eles, essa atividade foi muito importante para a formação enquanto
futuros psicólogos. “Para além da responsabilidade ambiental, tivemos a
oportunidade de trabalhar com o afeto, as emoções e outros processos
psicológicos, o que teve uma grande importância, especialmente para a
parcela de alunos que pretende trabalhar com crianças no futuro”, finalizam.

Deixe uma resposta