segunda-feira, junho 17, 2024
Início CIDADES Crianças aprendem a criar e costurar suas próprias roupas em curso feito...

Crianças aprendem a criar e costurar suas próprias roupas em curso feito para elas

Curso Estilista Kids, oferecido pela Faculdade da Costura, desperta o senso crítico e potencializa a formação de indivíduos cada vez mais inovadores

“O que antes era apenas uma brincadeira de criança, agora está mais detalhista, com percepções que antes não tinha. Ela melhorou muito no desenho com as técnicas que aprendeu e estou ansiosa para o resultado final”, conta Lorraine de Oliveira Macedo de Paula, mãe da pequena Ester Hadassa Macedo de Paula, 10 anos, que está fazendo o curso de Estilista kids- Desenho de Moda e Costura, da Faculdade da Costura, em Uberlândia-MG.

Lorraine de Oliveira diz que que a filha sempre gostou de criar roupas para as bonecas e de desenhar e costurar, e que isso ficou mais aguçado durante a pandemia, devido o confinamento. “Desenvolvemos este trabalho juntas e pude perceber que ela poderia aprender mais com o auxílio de um profissional, se especializar e até criar e costurar roupas para outras pessoas.”

No mês em que se comemora o Dia das Crianças, nada melhor do que despertar e trabalhar a espontaneidade e a expressão artística por meio do curso Estilista Kids, no qual, são trabalhados o cognitivo e o afetivo.  Assim como Ester Hadassa, outras crianças estão descobrindo ou aperfeiçoando seus talentos no curso oferecido há mais de um ano pela Faculdade da Costura, que é indicado para crianças de 8 a 11 anos, que queiram dar os primeiros passos no universo da moda.

Thais Orlando Gomes, mãe de Luiza Daniella Orlando Silva, também de 10 anos, conta que a filha melhorou muito as notas na escola depois que começou o curso Estilista Kids. “Participar do curso despertou na Luiza um lado mais aguçado, mais curioso. Ela é uma criança muito criativa e fazer o Estilista kids ajudou muito em seu desenvolvimento. Hoje ela cria suas próprias peças”, afirma.

Outra mãe satisfeita com os resultados do curso é a Emanuelle Nunes Pajuaba, que procurava por um curso no qual a filha Alícia Pajuaba pudesse aperfeiçoar o talento para desenhos. “Chegamos à Faculdade da Costura, onde ela não só aperfeiçoou a parte de desenho, mas aprendeu a fazer suas próprias roupas. Estamos muito satisfeitas”, diz.

 O curso

Criar, desenhar, costurar a própria roupa é uma expressão de arte, que permite enriquecer o campo da sensibilidade das crianças, trabalhar o cognitivo e o afetivo. O diretor da Faculdade da Costura, Gledson Vieira, esclarece que a criança que estuda arte desde cedo, tem suas potencialidades estimuladas e sua capacidade de buscar soluções criativas é ampliada. “Nas aulas, as crianças têm a oportunidade de navegar pelos sentidos sensoriais do fato, onde ela pode ter experiência com tecidos, linhas, cores e texturas, ativando diversas áreas do cérebro. Também desperta a visão espacial e matemática, criatividade, paciência, concentração, pensamento lógico, entendimento dos processos, autonomia e lateralidade”, explica.

No momento está em curso duas turmas, uma às quartas-feiras, das 18h30 às 21h30 e aos sábados, das 13h30 às 17h30. Outra turma está em formação, às quintas-feiras, das 18h30 às 21h30 e outra aos sábados, das 13h30 às 17h30. As aulas são ministradas por Evyllen Kethlen, especialista em corte e costura industrial, modelagem, geometria e design de moda. “A metodologia é a mesma adotada para os adultos, porém, a aplicação é mais lúdica e lenta e ainda com reforço no cuidado ao manusear os equipamentos, como tesouras e máquinas”, explica a instrutora.

Evellyn – instrutora

Evyllen Kethlen diz que as turmas são reduzidas, com até quatro alunos, para melhor acompanhamento das crianças. “Hoje trabalho como estilista, mas me sinto completa como monitora de crianças. Há uma conexão com elas e fico feliz com os resultados conquistados. Acabamos de formar a primeira turma, que entregou um look completo – blusa e saia. Agora as crianças estão no curso avançado”, diz.

Gledson Vieira, fundador e CEO da Faculdade da Costura, ressalta que design e costura são para crianças também, porque são atividades que exigem uma séria de habilidades finas como concentração e coordenação motora, além de auxiliar no desenvolvimento da paciência e na capacidade de lidar com frustrações, já que para atingir resultados perfeitos haverá diversas falhas durante o processo, que servirão como aprendizado.

FOTOS: Divulgação

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Most Popular

Recent Comments