segunda-feira, junho 17, 2024
Início CIDADES Mutirão Cidade Limpa chega na região do Mansour neste sábado (17)

Mutirão Cidade Limpa chega na região do Mansour neste sábado (17)

Limpezas e manutenções começam às 7h30 com objetivo de combater o Aedes Aegypti; força-tarefa já percorreu outras quatro regiões este ano

O mutirão Cidade Limpa chega a quinta região atendida neste ano (confira o balanço abaixo). A partir das 7h30 deste sábado (17), a força-tarefa terá início na região do Mansour e vai abranger os bairros Luizote de Freitas e Jardim Europa. O conjunto de ações de combate ao mosquito transmissor da dengue contará com mais de 200 servidores, compondo equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Obras, Trânsito e Transportes e Saúde e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) para os trabalhos de limpeza, recolhimento de resíduos e orientação aos moradores.

Serão realizadas visitas dos agentes de endemias às casas para vistoria de possíveis criadouros e focos de larvas do mosquito e vedação correta de caixas d’água. A força-tarefa inclui roçagem e capina em lotes sujos, retirada de resíduos da construção civil (RCC), massa verde e volumosos, cata-treco, coleta seletiva e de lixo, patrolamento, fumacê, hidrojateamento de vias, tapa-buraco, entre outros. Para a região, será incorporado o serviço de poda de árvores em áreas públicas, como canteiros centrais e praças.

Edições anteriores

Nas edições deste ano, o Mutirão Cidade Limpa já atendeu 163.204 pessoas nas regiões do São Jorge, Shopping Park, Morumbi e Ipanema, onde foram eliminados 112.510 criadouros e 2.493 focos do Aedes aegypti e 58.923 imóveis visitados. A força-tarefa também efetuou a roçagem de 1.235 lotes, e a retirada de 5.712 toneladas de resíduos. Por parte do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), já foram retiradas 117,89 toneladas de lixo orgânico e 9,95 toneladas de lixo reciclável, enquanto o Cata-Treco retirou 124,79 toneladas de resíduos.

Com o tema “Combate à dengue”, a Unidade de Vigilância de Zoonoses, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, orientou quase 15 mil estudantes por meio de bate-papo nas escolas. Esse também foi assunto das rodas de conversa promovidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social nos centros de referência em assistência social (CRAS) e nos núcleos de apoio integral à criança e ao adolescente (Naicas), alcançando mais de 400 pessoas de diversas idades.

Ainda durante os mutirões já realizados, a Operação Tapa-Buracos, da Secretaria Municipal de Obras, atendeu 1.834 locais com a recuperação asfáltica. O trânsito foi contemplado com a sinalização horizontal e vertical de 5.100 metros quadrados.

 Orientação aos moradores

Para melhor eficiência do Mutirão Cidade Limpa, a Prefeitura de Uberlândia orienta que, no sábado (17), os moradores dos bairros Mansour, Luizote de Freitas e Jardim Europa retirem dos imóveis objetos que não desejam mais (como colchões, sofás, fogões e armários velhos ou invalidados), bem como entulhos e pneus, e coloquem na calçada para que o caminhão Cata-Treco e outros caminhões possam passar e recolher. Os itens serão destinados de forma correta pelo Município.

(Confira aqui os serviços públicos destinados à coleta de cada tipo de resíduo)

FOTO: Secom/PMU

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Most Popular

Recent Comments