segunda-feira, junho 17, 2024
Início CIDADES Pontes de Amor discute sobre as “Necessidades emocionais na infância” em palestra...

Pontes de Amor discute sobre as “Necessidades emocionais na infância” em palestra gratuita

O próximo Encontro Mensal da Pontes de Amor abordará o tema: “Necessidades emocionais na infância”. A palestra gratuita será ministrada pela psicóloga Cíntia Alves, nesta quarta-feira, 14 de junho, às 19h30, na sede da Pontes de Amor.

O objetivo do encontro é colocar o assunto em discussão como um alerta para o despertar de um olhar mais atento às necessidades e aos impactos no desenvolvimento humano, bem como trazer um pouco de luz sobre para o papel na criação e educação das crianças. Para ajudar os participantes a fazer uma autoanálise, algumas perguntas serão levantadas: as nossas necessidades foram ou não foram atendidas ao longo da história de vida? De que modo as carências emocionais impactam na relação que estabeleço com meu filho? Quais necessidades emocionais básicas não atendidas meu filho trouxe consigo e de que maneira isso interfere no comportamento dele (a)?

De acordo com Cíntia Alves, todo ser humano possui os pais aprendem desde cedo a atender às demandas do bebê, criança, adolescente naquilo que diz respeito ao fisiológico, principalmente, mas nem todos prestam atenção ou conhecem a fundo as demais necessidades humanas (emocionais/psicológicas/sociais). “Por isso, a maioria cresce e se desenvolve em contextos que não atendem adequadamente àquilo que precisam. Essas necessidades emocionais estão relacionadas ao nosso temperamento e vão sendo atendidas ou não atendidas à medida em que estabelecemos as nossas relações familiares (estilos parentais) e sociais”, diz.

No caso de adoção, Cíntia explica que a maioria das crianças chega em instituições de acolhimento, nas famílias acolhedoras e em suas famílias adotivas tendo pouco ou nada abastecidas essas necessidades emocionais. Muitas passaram por histórias de negligências, abusos, imprudências, maus tratos, invalidação, falta de limites, por exemplo”, afirma.

O Encontro mensal é aberto e será realizado na Rua Tomaz Falbo, 160, bairro Santa Mônica.

FOTO: Divulgação

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Most Popular

Recent Comments