Após quase dois anos trabalhando com oficinas remotas por causa da pandemia, o EMCANTAR Social retomou em 2022 as atividades presenciais com centenas de crianças e adolescentes da periferia de Uberlândia (MG). E retomou expandindo sua atuação para diversas instituições sociais, levando arte e transformação para regiões da cidade onde o acesso aos bens culturais é menor. Ao todo, mais de 450 atividades de formação foram realizadas ao longo deste ano com crianças e jovens de 6 a 16 anos, nos bairros Jardim Califórnia, Canaã e São Jorge.
Durante as oficinas, que são gratuitas e acontecem semanalmente, o EMCANTAR Social aplica as metodologias ‘Cultura do Brincar’ e ‘Vivência e Criação Artísticas’, sistematizadas na Pedagogia do Encantamento, fruto de seus mais de 25 anos de trabalho ligado à Cultura e à Educação.
“Através das linguagens de artes cênicas, literatura, música e brincadeiras da cultura popular, associadas a processos de estímulo, criação e produção artísticas, pretendemos colaborar para o desenvolvimento humano dos participantes e seu encantamento com o mundo por meio da arte”, afirma Ana Lopez, diretora executiva do EMCANTAR.
Cotidiano
Segundo a arte-educadora, Renata Ribeiro, no dia a dia, o processo das oficinas é muito curioso. “Independentemente dos estímulos que nós levamos para eles, os alunos sempre trazem respostas surpreendentes. Os menores se encantam mais pela cultura popular, já os maiores gostam muito dos estímulos de criação, quando são instigados a protagonizar algo. O nosso principal objetivo é proporcionar a eles esse contato com as diversas linguagens artísticas para que possam experimentá-las, se descobrirem e se desenvolverem com a ajuda da arte. Eu vejo diariamente a transformação que estas oficinas fazem na vida deles”, conta Ribeiro.
Para Gabriella Evelyn dos Santos, de 15 anos, participante do EMCANTAR Social na instituição Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia – CCAU, a impressão é que há sempre algo com que se encantar. “Eu já tinha ouvido falar do EMCANTAR. Mas, participar da oficina é mais: é também expressar sua voz, levar arte para os outros. Aqui, no mesmo momento em que a gente se junta para ensaiar é o mesmo tempo em que a gente brinca”, diz.
Programe-se para as apresentações do EMCANTAR Social. Todos os eventos são gratuitos!
03/11 às 15h30 – CEU Shopping Park
04/11 às 19h – Centro Municipal de Cultura – Cineteatro Nininha Rocha (retirada de ingressos no dia a partir das 18h)
10/11 às 19h – Teatro de Bolso do Mercado Municipal
21/11 às 9h – Instituto SOS Família – Unidade Planalto
21/11 às 15h – Comunidade CASA – Unidade Tubalina
24/11 às 10h – Escola Municipal Profª Irene Monteiro Jorge
30/11 às 9h30 – Escola Municipal Prof. Milton de Magalhães Porto
01/12 às 15h – Escola Municipal Prof. Domingos Pimentel de Ulhôa
07/12 às 9h30 – Escola Estadual João Rezende
08/12 às 9h30 – ONG Ação Moradia
As oficinas do EMCANTAR Social fazem parte dos projetos Manutenção EMCANTAR (CA 2018.13609.0106), viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio do Instituto Algar e parceria do Programa Transforma.
FOTO: Yuji Kodato