Oficina “Corpo-Rio” propõe imersão em dança contemporânea e consciência corporal na Escola Livre do Grupontapé

Atividade será realizada no dia 10 de abril e integra a programação do Edital de Ocupação do teatro, em Uberlândia

O corpo como fluxo, escuta e presença é o ponto de partida da oficina “Corpo-Rio”, que será realizada no dia 10 de abril, às 19h30, no Teatro da Escola Livre do Grupontapé, em Uberlândia. A atividade integra a programação do Edital de Ocupação do espaço e propõe uma experiência em dança contemporânea voltada à sensibilização corporal e à criação artística.

Conduzida pelos artistas Jhonatan Machado Rios e Angel Cacau, com coordenação técnica de Guilherme Augusto, a oficina convida os participantes a explorarem o corpo como território de investigação, por meio de práticas de respiração, percepção sensível, improvisação em movimento e criação coletiva.

Inspirada na metáfora do rio como fluxo contínuo de transformação, a proposta estimula a consciência corporal, a escuta interna e a relação com o espaço e com o outro, ampliando a disponibilidade física e sensorial dos participantes.

Um dos diferenciais da experiência é a integração do uso do cacau (Theobroma cacao), servido de forma opcional ao longo da atividade. Utilizado como elemento de abertura e sensibilização, o cacau atua como dispositivo de cuidado e preparação do corpo, favorecendo estados de presença e conexão.

A oficina integra a programação do Edital de Ocupação da Escola Livre, que selecionou 15 propostas artísticas e formativas, reunindo diferentes linguagens e promovendo o acesso da comunidade a experiências culturais diversas.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Livre do Grupontapé, atriz, diretora e cofundadora do grupo, Katia Lou, a proposta reforça o papel do espaço como ambiente de formação e experimentação. “A Escola Livre se consolida como um espaço de formação continuada, onde o público pode vivenciar processos criativos e ampliar sua relação com a arte. Oficinas como a ‘Corpo-Rio’ fortalecem esse lugar de troca, escuta e desenvolvimento artístico”, destaca.

Incentivo à cultura

A ocupação gratuita do espaço é possível graças ao patrocínio da Cemig e do Governo de Minas Gerais, por meio do projeto “Grupontapé 30 anos”, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com produção da Balaio do Cerrado Produtora.

A realização é do Grupontapé de Teatro, da Escola Livre do Grupontapé e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Serviço

O quê: Oficina: Corpo-Rio

Quando: 10 de abril

Horário: 19h30

Local: Teatro da Escola Livre do Grupontapé

Endereço: Rua Tupaciguara, 471 – Bairro Aparecida – Uberlândia/MG

Classificação: Livre (sugerido confirmar com produção)

 

Inscriçõessympla.com.br/evento/oficina-corpo-rio/3366641?utm_source=ig&utm_medium=social&utm_content=link_in_bio&fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAc3J0YwZhcHBfaWQMMjU2MjgxMDQwNTU4AAGn0VSrYGDW2-2NCIkrbb6qfhu-6JfvY27q-weBimJB-QpcoK6yqUC9Na2Bctg_aem_VJ2m3KuLGHfeG9AgY_Ot-Q

Deixe uma resposta