Pela 3ª vez, Uberlândia se faz presente no Prêmio Baobá, que acontece nos dias 23 e 24 de setembro, na Cidade de Goiás (GO)
Nos dias 23 e 24 de setembro, acontece a VI Edição do Prêmio Baobá, considerado o Oscar dos contadores de histórias. Pela primeira vez, a premiação acontece fora da cidade de São Paulo, na Cidade de Goiás – GO. Segundo a Maestrina do Prêmio Baobá, Antônia Andrea, a itinerância será em localidades do Brasil que representem referências históricas e/ou proativas na promoção do fazer lítero-narrativo-editoral no nosso país continental. “Cidade do Goiás, abençoada terra, berço das inspiradoras, poetas, contadoras e escritoras Cora Coralina e Leodegária de Jesus”, destacou.
Pela terceira vez, Uberlândia será homenageada pelo Prêmio Baobá, sendo a primeira vez na 3°Edição, homenagem prestada para a AUCHB (Academia Uberlandense dos Contadores de Histórias e Brincantes). Na 4° Edição, o reconhecimento foi dado para a contadora de histórias Yara Ferreira de nome artístico Yayá Gois e agora, para a 6° Edição, a homenageada é a escritora, educadora infantil e contadora de histórias Drucila Milian.
Drucila se define como “uma mulher que transforma a natureza e seus elementos em palavras, escritas ou faladas na busca do autoconhecimento, uma amante da natureza que escreve e conta histórias.”
Escritora de literatura infanto-juvenil, com sua primeira história publicada na coletânea Balaio de Histórias em 2021, participou de outros livros da escritora Leda Gonzaga, em 2022 outra obra em que participa Contadores de Histórias e Catadores de Histórias – Uma só voz, traz uma linda reflexão e poesia. Drucila Milian também é poetisa, educadora infantil, consultora de jardinagem, defensora dos animais, mãe dedicada aos seus três filhos: Luan, Iuri e Mariah.
A programação da VI Edição do Prêmio Baobá reconhece e distingue contadores de histórias, editoras, escritores, instituições públicas e privadas, que com seus projetos, trajetórias e iniciativas fortalecem as artes lítero-narrativas no Brasil e já foi destacado na grande imprensa, como: O OSCAR DOS CONTADORES DE HISTÓRIAS!
“A VI Edição do Prêmio Baobá está sendo possível pela acolhida e apoio da Prefeitura da Cidade de Goiás, mediante as secretarias de Cultura e Turismo, do Museu Cora Coralina, do Coletivo MULHERES CORALINAS, dos agentes culturais Aloísio e Goiandira e, essencialmente de Deus – que gosta tanto de histórias que para isso criou o mundo e as pessoas”, explica Antônia Andrea.
História do Prêmio Baobá
O Troféu BAOBÁ foi criado em 2016, com o propósito de valorizar o contador de histórias e reconhecer projetos, editoras, instituições públicas e privadas que com sua atuação fortalecem as artes lítero-narrativas no Brasil.
A 1° Edição ocorreu em 2016, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade e homenageou 15 Contadores, dentre os quais Lenice Gomes, Regina Machado, Marco Haurélio, Ivani Magalhães. Na 2° Edição, os jornais referiram-se ao Prêmio como o Oscar dos Contadores de Histórias.
Na 6° Edição, que acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro de 2022, o Prêmio Baobá inicia uma itinerância por localidades brasileiras que sejam referências para as letras e oralidades.
TEXTOS: Yayá Gois
FOTO: Divulgação