segunda-feira, junho 17, 2024
Início CULTURA No mês da dança, Luciana Arslan lança um livrodança para movimentar mente-corpo

No mês da dança, Luciana Arslan lança um livrodança para movimentar mente-corpo

Você enquanto leitor ou leitora, já deve ter viajado para diferentes lugares e espaços lendo um livro. Mas você já teve acesso a um livrodança? O mês de abril traz entre suas comemorações o Dia Mundial da Dança. Para os profissionais da dança é um momento para celebrar e repensar essa arte e a artista Luciana Arslan decidiu fazer a sua reflexão de uma forma diferente.

A professora e escritora aproveita a data para lançar sua primeira publicação neste formato livrodança: “Danças para vestir o pensamento”. A publicação é digital e já está disponível gratuitamente na internet.

Esse é um trabalho híbrido. Além de textos traz fotos e links para vídeos de performances da artista, docente do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Há mais de dez anos Luciana, tem trabalhado com a formação de professores numa perspectiva da educação integral.

“Essa perspectiva refuta binarismos como – racional/emocional  ou corpo/mente – o livro parte de experiências de pensar-mover, tudo integrado ”, explica a autora.

Em “Danças para vestir o pensamento” Luciana Arslan desenvolve artisticamente essa fusão pensamento-movimento e apresenta registros de longas improvisações em tempo real realizadas a partir de textos produzidos por filósofos e pensadores que marcam seu trabalho. Além dos registros em vídeo e foto-danças, o livrodança também traz uma entrevista com a portuguesa Ana Mira.

“Nos conhecemos em 2019, em um laboratório de dança e filosofia promovido pelo Centro Em Movimento (CEM) , em Lisboa, Portugal, e ela foi uma inspiração para esse trabalho. Convidei profissionais de diferentes áreas, entre eles, o fotógrafo Paulo Augusto Soares e o editor e artista multimeios Daniel Lima”, contou Luciana.

O Dia Internacional da Dança foi instituído pela Unesco em 1982 e tem reverberado mais no Brasil nos últimos anos. Marca a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Coincidentemente na mesma data, em 1971, foi fundado pela bailarina Marika Gidali e pelo bailarino Décio Otero o Ballet Stagium, em São Paulo.

OFICINAS GRATUITAS

Para marcar o lançamento de “Danças Para Vestir o Pensamento”, Luciana Arslan oferece três oficinas de dança gratuitas neste mês em Uberlândia. “As oficinas de dança trabalharão a interface entre texto e imagem e estarão abertas a todos os interessados em Dança, Literatura, Educação e Artes Visuais, maiores de 16 anos”, convida a artista.

Os locais em que acontecerão as oficinas já estão definidos: UFU, Centro Municipal de Cultura e SESC Uberlândia (confira detalhes abaixo). As inscrições para duas delas já estão abertas no Google Forms e haverá emissão de certificados. A artista também palestra,  no dia 26, durante a Semana da Pedagogia.

Os inscritos devem comparecer ao local escolhido dez minutos antes do horário de início da aula vestidos com roupas confortáveis para práticas corporais.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do livro “Danças Para Vestir o Pensamento” + oficinas gratuitas
QUEM: Luciana Arslan
LINK PARA O LIVRO: https://e.issuu.com/embed.html?d=danc_as_para_vestir_o_pensamento_14&u=invisiveisproducoes

DATAS E LOCAIS

26 de abril – 14h às 16h horas – no 23° Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte na Eseba/UFU (Rua Adutora São Pedro, 40, bairro Aparecida
INSCRIÇÕES:  https://forms.gle/z4fYS49dtpJ1UP3J8 /

27 de abril – 19h às 22h palestra e lançamento durante a Semana da Pedagogia – Auditório 3Q do Campus Santa Mônica da UFU (Av. João Naves de Ávila, 2121, bairro Santa Mônica.
INSCRIÇÕES: não será necessário se inscrever

28 de abril – 8h às 11h na esplanada do Centro Municipal de Cultura (Praça Prof. Jacy de Assis s/n, Centro – prédio do antigo Fórum),
INSCRIÇÕES: https://forms.gle/jpdywwcamDr5ceDK9

29 de abril – 9h às 11h30 no Sesc Uberlândia (R. Benjamin Constant, 844, bairro Aparecida)
INSCRIÇÕES: serão feitas no local

 FOTO: Paulo Augusto Soares

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Most Popular

Recent Comments