Em mais uma medida para atender a população diante do aumento de casos e internações pelas Síndromes Respiratória Aguda Grave e Gripal (SRAG) em Uberlândia, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já providenciou a montagem e funcionamento de 10 novos leitos no Centro de Internação Pediátrico Dr. Helder Castro de Bastos (CIP). A estratégia segue o plano de ação determinado pelo prefeito Odelmo Leão e visa, além de otimizar o fluxo, garantir atendimento especializado neste período, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município.
O CIP, que já contava com 28 leitos destinados a crianças com até 12 anos, passou a oferecer 38 lugares. Deste modo, as crianças com quadros leves ou moderados podem ser encaminhadas das unidades de atendimento para o centro de internação. Os atendimentos são realizados por equipe multidisciplinar composta por profissionais como médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas e pedagogos.
Além desta medida, a Prefeitura de Uberlândia já reforçou as equipes para atendimentos dos casos verdes e azuis de SRAG no pronto atendimento, das 16h às 22h, das seguintes unidades: UAIs Luizote, Roosevelt e São Jorge (com clínica geral e pediatras) e UAIs Morumbi, Pampulha, Tibery, Martins e Planalto (clínica geral).. Houve igualmente reforço da equipe de enfermagem para otimizar as medicações e assistência ao paciente e do Atendimento virtual (marcação pelo Zap da Prefeitura pelo número 34-3239-2800). Novos leitos também foram abertos Centro de Internação Municipal (CIM)
SRAG e a importância da vacinação
As síndromes respiratórias são caracterizadas por um conjunto de sinais e sintomas. Na síndrome gripal, o quadro evolui a partir da infecção pelo vírus Influenza. Já na SRAG, os sinais e sintomas são desencadeados por uma lesão que leva à inflamação e ao acúmulo de líquido no pulmão, podendo ter diferentes causas, como pneumonias causadas por bactérias, fungos e vírus (como o da Covid-19 e o Influenza).
Os casos graves dessas síndromes em crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas são potencialmente fatais. Por isso, a vacinação é a forma mais eficaz de evitar estas complicações. A Prefeitura de Uberlândia tem à disposição 74 salas de vacina e, atualmente, está com um ponto extra no Terminal Central.