Debate ‘Tom e o barro – o complexo primitivo’ ocorre na noite desta terça-feira (13/8), com a participação do elenco do espetáculo teatral e especialistas da Universidade Federal de Uberlândia sobre diversidade e cultura
O espetáculo teatral brasileiro “Tom na Fazenda” é pauta da mesa-redonda “Tom e o barro – o complexo primitivo”, agendada para esta terça-feira, às 18h, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento é gratuito e vai emitir certificados aos seus participantes, com realização no Anfiteatro 5R-CD do Campus Santa Mônica. Também haverá sorteio de ingressos para as apresentações no início de setembro.
Sobre o espetáculo
A peça “Tom na Fazenda” teve sua estreia em 2017 e é baseada na obra “Tom à la Farme”, do dramaturgo canadense Michel Marc Bouchard. A adaptação é reconhecida internacionalmente e tem cativado o público com suas discussões sobre sexualidade, o preconceito enraizado na sociedade e como isso impacta as relações humanas.
Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Gustavo Machado e Camila Nahry constituem o elenco desse fenômeno teatral que ganhou 25 dos principais prêmios brasileiros das artes cênicas. A montagem artística, dirigida por Rodrigo Portella, estará em cartaz em Uberlândia entre os dias 6 e 9 de setembro.
‘Tom e o barro – o complexo primitivo’
O debate envolverá as temáticas do espetáculo, a partir do enredo principal de um homem que se depara com a hostilidade de sua família ao perder seu companheiro. Desde o preconceito às definições equivocadas sobre gêneros, a conversa abordará a atualidade nos relacionamentos humanos.
O evento contará com a participação virtual de Armando Babaioff e Denise Del Vecchio e, presencialmente, dos acadêmicos Marcelo Camargo, Emerson Rasera e Camila Barbosa. A mesa-redonda será mediada por Alexandre Molina, artista da Dança, professor, pesquisador e pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU.
Além da emissão de certificados, serão sorteados três pares de ingressos para os participantes do evento. Para participar da discussão, é preciso se inscrever preenchendo um formulário virtual. “Não perca a oportunidade de prestigiar esse debate único; esperamos você!”, convida Molina.
Sobre os debatedores
Camila Barbosa: advogada, graduada e mestre em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, foi co-coordenadora do Projeto SOMOS, programa de extensão da UFU e vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/Uberlândia.
Marcelo Camargo: ator e diretor, indicado ao prêmio técnico Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) 2024. Está dirigindo seu primeiro longa-metragem, com estreia nos cinemas prevista para o final de 2025. Curador da PARALELA Plataforma de Arte, desde 2017. É doutorando em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia e bacharel em Teatro pela mesma instituição;
Emerson Rasera: professor da Universidade Federal de Uberlândia, onde é membro da Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero (CPDIVERSA);