Noite Literária comemora 13 anos organizando Feira de Livros e uma série de atividades

Contação de histórias infantis Griô, bate-papo com poetas e autoras convidadas nacionais, performances de poetas locais e shows!

 

Aportando mais uma vez no palco do Dboche, trazendo uma série de edições pensadas com muito carinho e fúria, em torno da palavra falada, do livro, da literatura e da poesia! A próxima edição “África Brasil”, em 21 de Junho, sábado, trará artistas ligadas às suas ancestralidades e vivências às margens, explicitando traços uníssonos de grande parte do povo brasileira e, tantas vezes, expressa em rebeldia, através de sua arte.

Como canta Belchior, em “Alucinação”. “Um preto, um pobre, um estudante, uma mulher sozinha, amar e mudar as coisas me interessa mais”. Um dia inteiro para conhecer a história e ficar imersos na literatura e na arte; um evento para toda família e amantes da cultura. A entrada é gratuita.

Programação

Às 15h começa a Feira de livros e vinis, com livrarias, sebos e editoras locais. E às 17h, Contação de história infantil GRIÔ, com Breno Maia. Às 20h bate-papo entre a escritora santista, radicada no Rio de Janeiro, Natasha Felix e o professor Sérgio Bentos (Letras UFU). Seguida da performance das poetas Carol Santos (Uberlândia), Iorrana Jullyce (Uberlândia), Nicole (Uberlândia) e performance sonora de Natasha Felix (SP) + DJ Glau (RJ) às 22hs.

O encerramento fica por conta do fantástico MINISTÉRIO GROOVE com  o melhor do Funk, artistas como James Brown, Sly and the Family Stone e outros ícones irão embalar a noite.

Inclusão

A Noite Literária  também contará com acolhimento, acessibilidade e inclusão.

O evento é idealizado e promovido pela Editora Subsolo, promovendo a cultura e a arte em sua diversidade, em Uberlândia, por meio da Lei de Incentivo Paulo Gustavo.

Noite Literária

Conheça as artistas convidadas

Natasha Felix (SP) é poeta, performer e curadora.

Dentre as publicações, destaca-se o livro, Use o Alicate Agora (Edições Macondo, 2018) e a participação em antologias como ‘Nossos poemas conjuram e gritam’ (Quelônio, 2019) e ‘As 29 poetas hoje’ (Companhia das Letras, 2021).

Em suas performances, investiga as interlocuções entre corpo negro, a palavra falada e manifestações culturais como a dança, a literatura e a música.

Participou de projetos de performance como o espetáculo Black Poetry e Instrumental Poesia (Sesc Av. Paulista). Idealizou a performance Malezinho Prazeres: Sonhar a fuga, no Museu Bispo do Rosário, em 2022.

Foi assistente curatorial no MAM Rio e trabalhou em exposições como Terra em tempos: fotografias do Brasil, Nakoada: estratégias para a arte moderna e Atos de revolta: outros imaginários sobre independência.

POETAS DE UBERLÂNDIA (MG)

Carol Santos, mulher preta, periférica, educadora, poeta, ilustradora e mãe solo. Entre as margens da vida, recolho migalhas de histórias, afetos e dores. Escrevo porque preciso, porque a palavra me salvou em dias de luto, silêncio e recomeço. Minha poesia nasce do cotidiano feminino, das lutas e desejos, do corpo que arde e da mente que resiste.

No livro Migalhas Poéticas de Uma Vida: Feminina, Feminista e Fogosa (Ed. Subsolo, 2024), reúno fragmentos que falam de mim, mas também de muitas. Entre amor, perda, maternidade e política, transformar o ordinário em verso e o íntimo em coletivo.

No meio do caos, sigo acreditando no poder da escrita como cura, resistência e afeto. Escrevo para mim, para quem veio antes e para quem virá depois.

Nicole Kate, artista visual, cineasta e escritora de 23 anos, transforma suas vivências em obras que dialogam com a ancestralidade e a liberdade. Com mais de 5 anos de carreira, a mineira já produziu curtas, performances e poesias, sempre buscando novas formas de contar histórias e conectar-se com o público.

Iorrana Jullyce é artista, educadora, poeta e mãe solo. Nascida em Uberlândia (MG), constrói sua trajetória a partir da palavra e do afeto, atravessando as margens com a força da arte preta e periférica. É slammer, fundadora do Slam da Escadaria e defensora de uma cultura viva, acessível e transformadora. Sua existência é resistência: mulher preta, cria da luta, que transforma dor em denúncia e sonho em ação.

 

Programação

15h Feira de Livros Editora Subsolo, Livraria Plural & Sebo Maravilha

17h Contação de histórias infantis GRIÔ com Breno Maia

20h Conversa com a poeta Natasha Felix (SP) mediada por Prof. Sergio Bento (UFU)

21h30 Poetas convidadas Carol Santos, Iorrana Jullyce & Nicole Kate (UDI)

22h Performance LAMBER AS FERIDAS de Natasha Felix (SP) + DJ Glau (RJ)

23h Show Ministério Groove

Produção: Editora Subsolo

Assistente de produção: Nicolas Stutzel

Mídia Social: Vorjano Junior

Registro fotográfico: Paulo Soares & Joabe Romed

Registro, som e edição de imagem: Bruna Brunnu & Danilo Aguiar

Operação de som: Pedro Paulo Nego Braga

Acessibilidade e Libras: Adem todos os cantos & Simetria Acessibilidade

Assessoria de Imprensa: Igor Castanheira

Apoio e Parceria: Casa Fanon, Dboche Pub Show, Livraria Plural, Sebo Maravilha

 Serviço

Noite literária Edição #África Brasil

Local: Dboche Pub Bar

Horário: 15h-23h

Entrada: gratuita

Deixe uma resposta