Concurso tem início em 11 de abril. Triângulo Mineiro faz parte do circuito com participação de Uberlândia e Araguari
O Brasil se prepara para celebrar um dos eventos gastronômicos mais representativos do país, que completa 25 anos de história. Entre os dias 11 de abril e 4 de maio de 2025, acontece o Comida di Buteco, concurso que consagrou a cultura do “buteco raiz” e se consolidou como a maior competição do gênero no país. Com o conceito “Paixão pelo Buteco”, esta edição reforça a importância desses estabelecimentos como verdadeiros patrimônios culturais, onde tradição, sabor e histórias se encontram.
Criado em 2000, em Belo Horizonte, pela extinta Rádio Geraes FM, o Comida di Buteco surgiu com o propósito de valorizar butecos familiares e resgatar a cozinha de raiz. Desde então, a competição cresceu exponencialmente e, hoje, abrange 27 circuitos em cerca de 50 municípios do Brasil, reunindo quase 1.200 butecos espalhados por todas as regiões do país. Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro, estão entre as cidades participantes do circuito nacional.
A cada edição, 20% da base de butecos participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade.
Concurso disputado com impacto social e econômico
Diferente de um festival gastronômico, o Comida di Buteco é um concurso. O público e jurados visitam os butecos e avaliam quatro critérios: atendimento, temperatura da bebida, higiene do local e o petisco. O petisco tem o maior peso na nota final (70%), enquanto os demais critérios correspondem a 10% cada. O voto popular e dos jurados tem peso igual na escolha do campeão de cada cidade.
Desde 2016, a competição ocorre em duas etapas. Após a escolha do vencedor de cada circuito local, uma nova avaliação é realizada por um corpo especial de jurados, que define o grande campeão nacional, anunciado em julho de 2025, em uma grande festa em São Paulo.
Ao longo de seus 25 anos de história, o Comida di Buteco gerou impactos significativos, tanto na trajetória dos participantes quanto na economia local. Os números são impressionantes: mais de 10 milhões de votos registrados, mais de 4,8 milhões de visitantes nos butecos participantes, um impacto de aproximadamente R$ 2,5 bilhões na cadeia produtiva do setor e mais de 10 mil butecos envolvidos ao longo das edições. Esses resultados refletem a força e a relevância do concurso, que continua a transformar o cenário gastronômico brasileiro.
Criatividade e tradição na edição de 2025
Para marcar mais de duas décadas, o concurso reforça a importância da criatividade e da valorização da cozinha tradicional. Os butecos concorrentes foram desafiados a criar petiscos inovadores, mas sem perder suas raízes e histórias familiares. Serão quase 1.200 receitas em todo o Brasil de norte a sul, com tema livre no petisco. O resultado promete ser uma explosão de sabores, com receitas que resgatam memórias afetivas e surpreendem os visitantes.
De acordo com Maria Eulália Araújo, diretora institucional e fundadora do Comida, com um mês inteiro de celebrações, histórias e muita comida boa, o Comida di Buteco 2025 promete ser uma edição histórica, consolidando-o ainda mais como símbolo da cultura gastronômica brasileira. “Chegar aos 25 anos é um marco incrível para o Comida di Buteco. Esse projeto nasceu de um sonho de valorizar os butecos e hoje vemos o impacto real que ele tem na vida de tantas pessoas: donos de butecos, funcionários, fornecedores e, claro, o público apaixonado por essa experiência única. O buteco é um espaço de conexão, tradição e resistência. Nossa missão sempre foi e sempre será transformar vidas por meio da cozinha de raiz”, explica a diretora.