A deputada federal Ana Paula Junqueira Leão foi eleita, nesta quarta-feira, 29 de março, com 31 votos para a primeira vice-presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR). “Agradeço todos os colegas pela confiança. A minha família e eu, como produtores rurais, estamos há 95 anos produzindo leite, além de soja e milho. Mais de 100 anos, criando cavalos Mangalarga. Eu vou estar ajudando e à disposição de todos vocês!”, disse.
Pela primeira vez, desde 1999, uma mulher ocupa o cargo de vice-presidente em uma comissão parlamentar. Assim como os direitos políticos, a representatividade feminina também é uma conquista recente, principalmente em cargos de liderança. “É uma honra romper com esse ciclo, poder assumir, em nome das mulheres, um cargo que há 24 anos não é ocupado por uma representante feminina. Ainda mais por se tratar do agro, espaço onde as mulheres têm sido destaque e verdadeiras protagonistas”, afirma a deputada.
Votação de propostas
Além da eleição dos vice-presidentes, os parlamentares participaram da discussão e votação de propostas. Dentre elas, foi aprovada de forma unânime a criação da Subcomissão Permanente do Leite. O requerimento de autoria da deputada tem como objetivo acompanhar, avaliar e propor medidas acerca da produção de leite no mercado nacional. “Essa é uma cadeia produtiva que a gente precisa olhar com muito zelo, porque o custo de produção é muito alto e o leite está com um preço muito baixo. Com isso, produtores têm deixado a profissão pra vir pra cidade”, comenta.
Desafios da classe
Como defensora do agro e produtora rural, a deputada sente na pele os desafios enfrentados pela classe. Mais ainda dos produtores de leite que são responsáveis pela produção de mais de 35 bilhões de litros por ano, o que faz do Brasil o quinto maior produtor de leite do mundo, conforme dados oficiais. É em nome dessa causa que a parlamentar tem trabalhado incansavelmente na Câmara dos Deputados, propondo ações e ocupando posições de destaque a fim de promover a valorização do setor leiteiro.
FOTO: Divulgação