segunda-feira, junho 17, 2024
Início DESTAQUE Confira 8 opções de hospedagens que se destacam em Turismo de bem-estar...

Confira 8 opções de hospedagens que se destacam em Turismo de bem-estar no Brasil

Portal especializado no segmento, avalia e reconhece espaços que permitem equilibrar a saúde física e mental, renovar energias e viver experiências únicas

O Turismo de bem-estar surgiu em meados de 2013, quando o Global Wellness Institute (GWI) publicou seu primeiro estudo mundial sobre o segmento. Atualmente, o Brasil ocupa o 23º lugar entre 218 países analisados pela GWI, mas tem potencial para subir ainda mais neste ranking.

Segundo Michelle Andreazza, idealizadora e CEO da Amo estar bem, primeiro portal especializado em Turismo de bem-estar no Brasil, muitas pessoas ainda não conhecem o termo e não sabem que existe este segmento de turismo voltado a viagens com mais propósito, onde viajantes procuram por reconexão, contato com a natureza, momentos de autocuidado e ações sustentáveis.

“Há excelentes opções de hospedagens de bem-estar no Brasil, para todos os gostos e bolsos, de resorts à campings. O desafio é identificar, entre as centenas de ofertas disponíveis em cada região, quais de fato promovem autoconhecimento e despertam um olhar para um estilo de vida mais saudável e harmonioso. É comum a percepção de que, para oferecer vivências que promovam bem-estar, basta ter proximidade com a natureza e uma boa estrutura de serviços, mas, na verdade, é necessário mais do que isso”, observa a especialista em bem-estar.

Benefícios do turismo de bem-estar

Entre os motivos que levam as pessoas a procurar uma viagem com foco em bem-estar, estão equilibrar a saúde física e mental, renovar as energias da alma, desestressar, ter atividades ao ar livre e conexão com a cultura local. Entre as mais de 300 hospedagens e espaços de retiros brasileiros avaliadas pelo portal Amo estar bem, apenas 70 até o momento, apresentaram todos os requisitos necessários para integrar o catálogo online, que pode ser gratuitamente acessado pelas pessoas interessadas em uma viagem focada em boas vibrações e momentos de reconexão. no turismo de bem-estar.

Dessa forma, para instigar e garantir aos viajantes um momento de pausa e reconexão, a Amo estar bem apresenta a Rota do Turismo de bem-estar no Brasil, que destaca os destinos que exploram as belas regiões do país e espaços que possuem experiências de bem-estar já inclusas nas diárias.

Confira a seguir oito indicações de hospedagens de bem-estar que fazem parte da Rota do Turismo de bem-estar e ganham destaque na curadoria do portal Amo estar bem:

Canto do Papagaio, localizado na cidade de Aiuruoca, no sul de Minas Gerais. 

A cidade atrai visitantes por ser um destino tranquilo e cercado pela beleza natural de altas montanhas, que chamam principalmente a atenção de quem pratica ecoturismo. O Canto do Papagaio é uma hospedagem que oferece o cuidado e bem-estar desde a preparação do alimento, através dos ensinamentos da Ayurveda, ao conforto dos chalés, aulas de yoga e toda sua área aberta com redários, banho de floresta e cachoeira.

Pousada Dharma Luz e Paz, localizada em Bragança Paulista (SP)

A apenas 87km da capital paulista, Bragança Paulista é um convite para aquela pausa do fim de semana. Nesse destino, você encontra a Pousada Dharma Luz e Paz que oferece uma hospedagem com o propósito de gerar bem-estar ao corpo, mente e espírito, por meio  de terapias integrativas, alimentação ovolactovegetariana e contato com a natureza. Tem a meditação e o canto de mantras como essência, além de outras vivências como a roda de conversa, yoga e constelação familiar.

Espaço Flor das Águas, localizado na cidade de Cunha, ao leste do estado de SP

Cunha é um destino conhecido pela encantadora vista da Pedra da Macela e pelos lavandários, que são um convite natural ao relaxamento. Para potencializar essa energia de bem-estar, o Espaço Flor das Águas  oferece um ambiente acolhedor para descansos, autocuidado e ganho de autoconhecimento. Os hóspedes desfrutam de uma vida em comunidade, comunhão com a natureza, práticas de yoga e meditação, música ao vivo e muita celebração da vida.

Gaia Pousada Holística, localizada em Brotas, interior de SP

Ecoturismo é a palavra que define a cidade de Brotas, no interior paulista, região de muitas cachoeiras e aventuras, mas também um destino cheio de natureza e energia de renovação. Esse é o propósito da Gaia Pousada Holística, que concilia a força do bem-estar com os esportes radicais. O local oferece uma estadia voltada à redução do estresse e ansiedade, assim como o despertar da mente através de vivências com a medicina da floresta, e aquece o coração com a consagração do cacau. O pacote de hospedagem pode ser personalizado, de acordo com o momento atual dos hóspedes, mas merece destaque o pacote especial para a terceira idade com meditação na pirâmide, massagem, harmonização dos chakras, alimentação vegana e muito mais.

Gaia de Luz, localizada em Nova Friburgo, na serra fluminense, estado do RJ.

Nova Friburgo é o berço do Parque Estadual dos Três Picos, muito procurado por aventureiros que amam escaladas, tendo seu maior afloramento rochoso com cerca de 2.366m de altitude. Ali, ao pés dos Três Picos está a Gaia de Luz, um lugar de transformação com hospedagem singela, com chalés que podem ser locados por temporada, pois apresentam toda a infraestrutura de uma casa. Os hóspedes podem usufruir de todas as áreas comuns, cercadas de muita natureza e uma vista deslumbrante, além de ambientes interativos que movimentam a energia. O espaço tem uma agenda mensal com retiros em grupo, cursos de autoconhecimento e vivências holísticas.

Mevlana Garden, localizada na Barra de Ibiraquera, na Praia de Imbituba, em SC.

A Barra de Ibiraquera é um destino precioso, que une o charme de uma lagoa, a beleza das ondas do mar e a calmaria das montanhas. É um espetáculo da natureza que proporciona um ambiente familiar, acolhedor, repleto de paz e tranquilidade. O Mevlana Garden tem em sua essência o espírito de comunidade, em que a energia compartilhada vem da meditação, a qual está inclusa em todas as hospedagens e é oferecida diariamente, mas a participação é facultativa.

Com 11 mil metros de beleza e boas energias, possui um lindo e amplo jardim aberto ao público e que dá acesso para o Zen Bistrô, Relax SPA, Pizzaria Mística e Templo Lótus Branco, (local de práticas e retiros).

Pousada Mirante dos Adelphos, localizada em Socorro, interior de São Paulo.

Socorro é a primeira cidade do Brasil a ganhar a certificação internacional CittaSlow. Natureza, tranquilidade e conforto são as palavras que definem a hospedagem na Pousada Mirante dos Adelphos. Com muito charme e uma arquitetura contemporânea, a experiência nesta hospedagem começa nas acomodações decoradas com os quatro elementos da natureza: Terra, Água, Fogo e Ar. A propriedade dá acesso a trilhas, cachoeiras e pomares. Há também uma área de fogueira, uma piscina climatizada e as refeições contemplam alimentos e vinhos orgânicos.

Reserva Ilhabela, localizada em Ilhabela, na Praia da Feiticeira, litoral norte de SP.

A Praia da Feiticeira fica na região sul da ilha, a apenas 5 km da balsa. A Reserva Ilhabela é uma hospedagem perfeita para a prática de anywhere office, pois tem uma estrutura de coworking e ótima conexão de wifi. É ótima para relaxar em ambientes cercados de natureza, arte e  desfrutar do catálogo terapêutico do Jungle SPA. O local, além de ser sustentável e o único com certificação lixo zero na cidade, segue um modelo de smart hotel, com chek-in e check-out independente, mas, nem assim deixa de oferecer acolhimento e experiências em sua estadia, tendo yoga diariamente, incluso na diária.

FOTOS: Amo Estar-bem/DIVULGAÇÃO

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Most Popular

Recent Comments