Álbum “O Divã Na Sala de Estar” investiga falhas na comunicação e nas relações contemporâneas

Primeiro trabalho autoral do músico Junior Azuos propõe uma mistura dos estilos samba e MPB e já está disponível nas plataformas de streaming.

 

A sociedade está sofrendo com o excesso de comunicação ou com a falta de interações que fazem sentido? Esse dilema é o tema central do álbum “O Divã Na Sala de Estar”, lançado no dia 17 de outubro de 2025 pelo pianista, cantor e compositor Junior Azuos, trazendo 9 faixas autorais que abordam o papel da fala nas relações e nas subjetividades.

Se por um lado as pessoas nunca estiveram tão conectadas com quem está distante, por outro a superficialidade das comunicações acaba tornando as conversas cotidianas vazias e sem escuta ativa. Os singles “Cama de Bar” e “Nina” foram lançados entre agosto e setembro, respectivamente, como as primeiras mostras do trabalho, enquanto as outras 7 faixas acabaram de chegar nas plataformas de streaming.

O próprio título do disco, “O Divã Na Sala de Estar”, já traça um paralelo entre a música e a psicanálise, união que é reforçada no verso: “Vá procurar uma cama de bar, pra repensar, se situar, vá procurar uma cama de bar, e vá tentar falar”, entoado em ‘Cama de Bar’, primeira música lançada por Junior para a divulgação do álbum. Já ‘Nina’, single lançado na sequência, reflete a dificuldade que as pessoas têm encontrado em desabafar suas angústias de forma precisa, e essa análise volta em forma de súplica com o verso que se repete diversas vezes: “Nina, fale mais”.

Este álbum marca a estreia do repertório autoral de Junior Azuos, abrindo espaço para reflexão sobre as angústias de comunicação em tempos de desatenção e excesso de

estímulos, gerados em grande parte pelas redes sociais. O álbum foi produzido pelo próprio músico, a partir de uma curadoria de canções de sua autoria compostas entre 2018 e 2020, que se debruçam em cenários boêmios como lugares de encontro entre a fala e a falta dela.

O disco surgiu de um incômodo que o autor passou a perceber em encontros cotidianos, acerca da falta de cuidado que a sociedade de modo geral têm demonstrado ao se comunicar interpessoalmente. “Percebi que as pessoas não escutam, não prestam atenção, atropelam umas às outras, ou não são sinceras sobre o que estão realmente pensando ou sentindo”, explica Junior Azuos, “Essas inquietações foram a base para as primeiras composições, mas logo percebi que era um tema amplo, que na verdade rendia um disco inteiro”, acrescenta.

A pertinência da temática já rendeu a participação do artista no podcast Eu Quero Falar de Música e também sua presença em uma lista feita pelo Seu Próximo Álbum, projeto que trabalha na divulgação de artistas independentes. Os primeiros singles do compositor também já circulam em playlists focadas em apresentar novos nomes interessantes da MPB.

Usando as teclas como carro-chefe de sua proposta sonora, que vai desde a estética piano e voz da MPB até às cadências mais melancólicas do samba-canção e do choro paulistano, Junior transforma suas inquietações sobre a vida na embrutecida cidade de São Paulo em crônicas musicadas, flertando também com o indie pop e o maracatu, refletindo a diversidade sonora da cidade e de sua bagagem musical. O álbum de estreia do artista conta com as participações de Alessandro Reiner (bateria) e Line Albuquerque (baixo elétrico), além de Milena Duart’ (flauta em “Nina”) e Victor Abad (clarinete em “Judite”).

Sobre Junior Azuos

Pianista, cantor e compositor, Junior Azuos nasceu em São Paulo, com uma trajetória marcada pela dedicação acadêmica, com formação em Piano Popular pela EMESP Tom Jobim. É também licenciado em Música (Fiam-Faam) e Mestrando em Educação (Unifesp).

“O Divã Na Sala de Estar” já está disponível para ser ouvido nas principais plataformas de streaming. As apresentações ao vivo do trabalho estão programadas para acontecerem a partir do primeiro semestre de 2026.

 

SERVIÇO

Álbum: “O Divã Na Sala de Estar” (2025)

Artista: Junior Azuos Produção: Independente Gênero: MPB/Samba Distribuidora: Tratore

Onde ouvir: Clique aqui para ouvir o disco na íntegra.

 

Deixe uma resposta