30º Minas Trend reafirma vocação de Minas Gerais como propulsor da moda e movimento de negócios

Evento, que acontece no Minascentro até 26/10, reforça DNA inovador do estado em setores diversos

A forte presença de Minas Gerais no sentimento da brasilidade nacional está refletida em seus diversos aspectos na 30ª edição do Minas Trend, uma referência como evento da moda e movimento propulsor de negócios. Com o tema “As novas conexões da moda”, o evento, que antecipa a temporada outono-inverno 2024 e teve início nesta terça-feira (24/10), prossegue até o dia 26, no Minascentro, com a participação de 130 marcas expositoras, sendo 21 estreantes.

Na abertura oficial, na terça-feira, o presidente da FIEMG, Flavio Rosco, destacou a força do DNA do evento. “Moda é cultura e negócio, e o Minas Trend sempre fez a ponte entre estes dois universos, com toda a perspectiva que a moda mineira oferece”, disse ele. Ele reforçou o trabalho coletivo dos diversos parceiros e apoiadores, como o Sebrae e a Belotur, para viabilizar o evento pela 15ª edição consecutiva. “O Minas Trend é feito a centenas de mãos, que trabalharam muito para conjugar as inúmeras propostas, discussões e os interesses diversos de todos os setores envolvidos”, disse ele.

O presidente da Belotur, Gilberto Castro, reforçou a transversalidade do Minas Trend, que inova na moda e gera negócios, emprego e renda. “Para a Prefeitura é um privilégio muito grande apoiar este evento, fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade, tendo a moda como o grande ator. Não é segredo pra ninguém que Belo Horizonte vem acreditando cada vez mais na economia criativa, e a moda é propulsora desse movimento”.

Grande vitrine

O Sebrae Minas, parceiro do evento desde a primeira edição, esteve presente na abertura por meio do seu superintendente Afonso Maria Rocha. “O Minas Trend é o grande coroamento, a maior vitrine da moda mineira, que começou a se destacar no cenário nacional com os precursores do Grupo Mineiro de Moda, nos anos 80. A inovação, que move o mundo da moda, está presente cada vez mais na cultura das empresas, e essa inquietação permanente é algo que está refletido aqui, no ambiente dos negócios”, afirmou.

O encontro entre a cultura, a liberdade e a inovação foi saudado pelo secretário de Estado da Cultura, Leônidas Oliveira, como um momento especial proporcionado pelo evento. Para ele, os estilistas são “bruxos visionários que conseguem ver além”, e isso se reflete principalmente nos momentos proporcionados pelos desfiles, que expressam a produção peculiar, diferente e inovadora da moda feita em Minas.

Minas Trend Kids

A partir de análises de viabilidade econômica e de implementação frente a dificuldades de mercado, a Câmara da Moda da FIEMG aposta também em nichos diferenciados, com o lançamento do projeto Minas Trend Kids – Baby e Teen, nessa 30ª edição, e da inclusão deste segmento no salão de negócios da 31ª edição, que acontece em 2024 com os lançamentos da primavera-verão 2025. O Minas Trend reitera o compromisso de gerar negócios e movimentar a economia do estado, ao longo de uma sólida trajetória de 16 anos.

A 30ª edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7 Criativo.

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