Como se vestir durante o inverno para não passar frio?

A melhor maneira de quem está com frio sobreviver ao inverno é se vestir em camadas e escolher materiais que isolam bem o frio – a lã é a líder. Agasalhos e como escolher os sapatos certo na loja de calçados femininos apropriados também são de grande importância. Os mais quentes são: jaqueta e botas de neve ou botas de caminhada, ao contrário dos mules femininos que são muito utilizados no tempo do calor.

Segunda pele

Para a primeira camada, aquela diretamente adjacente ao corpo, as coisas bem ajustadas funcionam melhor – uma blusa de manga comprida, uma camiseta ou um top. Eles cuidam para manter o calor, não deixando passar rajadas de frio sob a jaqueta. 

Para que a camiseta ou moletom não mostre dobras sob os próximos elementos da roupa, escolha um modelo com um corte justo e um decote profundo que não se destaque por baixo da próxima peça. Devido ao fato de que adere bem ao corpo, ele se comporta como uma segunda pele.

O que quer que você coloque como sua primeira camada, tome cuidado para não superaquecer. A umidade é o pior inimigo do conforto térmico. Você pode usar cinco suéteres super volumosos e, se suar, seus dentes baterão e seus pensamentos ficarão extremamente frios. Tudo porque a roupa molhada se torna um excelente condutor, liberando instantaneamente o calor para o exterior.

Solução? Se você planeja passar um dia gelado ativamente, use roupas íntimas termoativas como primeira camada. É uma invenção milagrosa da indústria esportiva que atende atletas durante o treinamento ao ar livre de inverno, protegendo contra o resfriamento e o superaquecimento. Ele absorve o excesso de suor gerado durante a atividade e o transporta para as próximas camadas de roupa. 

As camadas são os mais importantes

A chave para manter o conforto térmico quando a geada pica nas bochechas é o molho “cebola”, que é sempre muito recomendado por nossas mães e avós. E eles estão certos – as camadas oferecem excelente proteção contra o frio. O ar entre eles atua como um isolante, evitando a perda de calor gerado pelo corpo. 

Cebola também resolve o problema de “está muito frio para ficar bem” porque as camadas sempre ficam bem! Admita que o conjunto T-shirt + camisa xadrez + cardigan com trançado ou, na edição mais elegante, body + blusa + casaco de tweed espinha de peixe + sapato social feminino fica muito estiloso.

E por baixo?

Durante as quedas de temperaturas, você pode usar leggings termoativos ou meias grossas com o maior número possível de deniers sob as calças (no inverno, aquelas com uma espessura de 100 ou mais deniers são melhores). 

Se você escolher vestidos diariamente, certifique-se de equipar-se com uma  anágua, ou seja, uma túnica de linho com alças ou  uma meia anágua em forma de saia, que criará uma camada adicional de proteção contra o frio.

Provavelmente irá surpreendê-lo, mas no outono e inverno os melhores com… seda. Isso não é brincadeira – a seda leve, arejada e fina isola do frio quase tão eficazmente quanto a lã . No verão, traz alívio fresco à pele aquecida pelo calor e, no inverno, retém o calor.

Se você sentir o frio com muita força, coloque uma meia-calça de nylon por baixo da meia-calça de inverno para um vestido ou saia. Graças a isso, você terá proteção adicional contra o frio. Após chegar ao trabalho ou à universidade, você pode se livrar de uma das camadas removendo as mais grossas da meia-calça no banheiro – você não superaquecerá durante o dia e seu estilo assumirá a leveza do verão.

As propriedades pelas quais a lã desses animais é famosa também são preservadas após o corte da lã. Camisolas ou vestidos de lã protegem perfeitamente contra o frio, mas ao mesmo tempo permitem que a pele respire, evitando o superaquecimento e a transpiração. Além do mais – eles são extremamente higiênicos. A lã não atrai sujeira ou odores, então você pode usar suas malhas várias vezes. Basta… ventilá-los entre rodadas consecutivas de uso.

Como escolher a jaqueta certa 

Se você tem várias jaquetas de inverno no armário e sente frio em todas elas, significa que está faltando uma jaqueta. Esta é de longe a roupa exterior mais quente. No passado, as melhores propriedades de aquecimento eram fornecidas por jaquetas preenchidas com penugem natural, mas hoje estão lentamente alcançando os isolados com fibras sintéticas.

A penugem natural é um excelente isolante. Ele não aquece por si só, mas apenas retém o calor que o corpo gera, ao mesmo tempo em que cria uma barreira ao frio do ambiente. Simplificando um pouco, suas propriedades podem ser comparadas ao funcionamento de uma garrafa térmica, que mantém a temperatura da bebida despejada nela. 

E os sapatos?

O último elemento de um traje de inverno para qualquer congelamento são botas de inverno apropriadas. Adequado – esta é a palavra-chave. As botas de couro, embora pareçam incríveis na perna, não oferecem proteção contra temperaturas negativas. O primeiro lugar na categoria “mais quente” é ocupado por botas de neve e botas de caminhada. Graças à parte superior de alto perfil, sola sólida e elevada e forro isolado.

Ao procurar botas de inverno, você deve prestar atenção em duas coisas. Primeiro – aquecimento. Abandone os modelos forrados com pele artificial por dentro. Este material, embora tentador com sua suavidade deliciosa, não funciona, porque retém a umidade, levando à perda de calor.

Segundo – tamanho. Escolha sapatos com metade do tamanho maior. Por quê? Em primeiro lugar, para poder usar meias grossas com eles, mas também para um melhor isolamento térmico. A pequena folga que fica no sapato permite que o ar circule livremente dentro dele, criando uma camada adicional de proteção contra o frio.

FOTO: Divulgação

Deixe uma resposta