Manutenção automotiva: dicas essenciais para garantir a vida útil do seu veículo

A manutenção automotiva é a forma de garantir o máximo de vida útil do veículo. 

Estamos falando de uma prática que vai garantir o bom funcionamento do seu veículo, além de potencialmente te fazer economizar com possíveis reparos.

Por conta disso, nesse texto, vamos trazer as melhores dicas para que você garanta o máximo de cuidado ao seu veículo, garantindo ao automóvel mais tempo rodando do que na garagem da oficina.

Então, se você quer saber tudo sobre os principais cuidados para garantir a longevidade do seu veículo, continue sua leitura. 

Quando o assunto é seu carro, SEJA PREVENTIVO!

Quando falamos em vida útil e qualidade de um veículo, muito disso vai passar por você ser um proprietário consciente que sabe cuidar de seu veículo. 

Ser preventivo significa manter uma manutenção preventiva, isto é, verificar como está seu veículo antes que um problema apareça.

Ao seguir essa conduta, você pode antecipar e evitar muitos problemas que poderiam trazer problemas sérios e bastante caros em seu veículo. 

Agindo assim, você garante muito mais durabilidade para o seu carro e muito menos gastos para o seu bolso.

Importância da manutenção automotiva

A manutenção automotiva tem vários caminhos que vão garantir o máximo de vida útil para o seu veículo.

Visitar de forma periódica seu mecânico de confiança e verificar todos os pontos possíveis do seu carro, é a melhor maneira de cuidar dele. 

Não espere um problema aparecer para ir atrás. Se antecipe e preste a manutenção ao seu veículo.

Listamos as melhores dicas para garantir o máximo de desempenho do seu carro:

Faça revisões periódicas

Na revisão do veículo, é verificado questões fundamentais para a durabilidade de um veículo, como: estado do motor, sistema de frenagem, parte elétrica, amortecedores, e muitos outros.

Com isso, é feito um check-up completo do veículo a fim de verificar qualquer possível problema e realizar os ajustes e consertos necessários. 

Quando você tem o hábito de verificar a “saúde” do seu veículo, você potencializa as chances de manter ele sempre alinhado.

Isso porque, mesmo que ele apresente um problema, você pode fazer a troca do componente antes que o problema cresça e se agrave. Em outras palavras, que se torne um problema muito mais caro.

As revisões não devem ser vistas como um gasto, mas sim como um grande investimento, pois vão impedir que você tenha de gastar um valor muitas vezes maior que o custo de uma revisão

Importante: para tirar o máximo de resultado e garantir a durabilidade do seu veículo, é preciso que você tenha um mecânico de confiança e qualificado para fazer a análise completa do veículo. Garantindo assim, o máximo de eficiência.

Troca de óleo e filtros

Às trocas de fluidos do veículo são essenciais para o seu bom funcionamento, e garantir que as trocas sejam feitas no momento certo é tão importante quanto.

Siga sempre as orientações de troca do fabricante. Que de modo geral indicam:

  • Óleo do motor e filtro de óleo: fazer a troca a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses; 
  • Filtro de combustível: fazer a troca a cada 10 mil quilômetros;
  • Filtro de ar: fazer a troca a cada 15 mil quilômetros.

Calibre os pneus semanalmente

É normal que os pneus murchem com o tempo, mesmo sem estarem furados ou danificados, isso é algo esperado. 

Por isso, é recomendado que você verifique a calibragem dos pneus de forma semanal, caso rode bastante. Ou a cada 15 dias, caso rode menos. Ou ainda sempre que sentir que os pneus estão mais murchos.

Para garantir melhor desempenho e estabilidade do carro, é preciso que os bens estejam com a mesma calibragem. 

Com isso, é possível evitar problemas nos amortecedores e balanceamento, além de danos mais sérios que podem decorrer de pneus descalibrados.

Importante: cada tipo de pneus tem a calibragem correta. Por isso, verifique no manual do proprietário (ou através de uma pesquisa na internet em um site confiável) a quantidade correta de ar para o seu veículo. 

Geometria e balanceamento

Quando falamos de manutenção automotiva e de pneus, não podemos deixar de falar da geometria do balanceamento.

Ao garantir que ambos estejam de acordo, você vai garantir que os pneus não tenham um desgaste precoce, além de aumentar a segurança e dirigibilidade do carro.

Você também garante que a roda do veículo rode corretamente sem vibrações em determinadas velocidades. Agregando muito mais conforto para quem está no veículo, aumentando o desempenho das rodas.

Rodízio de pneus

Os pneus dianteiros sofrem muito mais desgaste que os traseiros. Afinal, o freio tem maior impacto nos pneus da frente. 

É muito importante que seja feito o rodízio, isto é, inverter os pneus dianteiros e traseiros. Para ter um bom resultado, o recomendado é fazer o rodízio a cada 5 mil quilômetros

Dessa maneira, você garante que eles tenham um desgaste semelhante, trazendo mais durabilidade e estabilidade para o carro. 

Também é preciso verificar o estado dos pneus constantemente para saber identificar quando estiverem ficando carecas, para nesse caso fazer a troca. 

Isso porque, pneus muito gastos, principalmente os da frente, vão trazer maior dificuldade para frear, além de aumentar o risco de derrapar e aquaplanar. 

Atenção ao uso da embreagem

Carros manuais tem o pedal da embreagem, que deve ser usado para trocas de marchas. É comum que algumas pessoas tenham a mania de “descansar” o pé levemente apoiado no pedal.

Mesmo que quase seja imperceptível, é comum que ele fique levemente acionado, o que pode desgastar a embreagem e diminuir a vida útil das peças desse componente em até metade.

Ao lado do pedal tem o espaço correto para deixar o pé, durante a manutenção da marcha. Mantenha seu pé no lugar correto! Sua embreagem agradece!

Tenha um seguro automotivo

Mesmo seguindo tudo o que foi dito nesse texto, ainda assim sempre existe a chance de alguém bater no seu carro e você ter um grande problema.

Para garantir que mesmo que isso aconteça, e você tenha seu veículo consertado ou o valor equivalente para comprar um modelo parecido, será preciso contratar um seguro automotivo.

Isso porque a maioria das seguradoras oferecem boas coberturas para veículos. Dentre as quais estão:

  • Perda parcial: eventos que resultem em danos abaixo de 75% do valor segurado;
  • Perda total: eventos que resultem em danos irreparáveis ou acima de 75% do valor do seguro. Nesse caso, é pago o valor total da apólice para o cliente;
  • Roubo ou furto: com essa cobertura, caso o veículo seja roubado/furtado, será considerado perda total e o proprietário receberá o valor total da apólice.
  • Cobertura contra danos a terceiros: com essa cobertura, você terá proteção para danos causados a terceiros. Garantindo que a seguradora arque com os custos (exceto o valor da franquia).

Além desses, existem outros tipos de coberturas que incluem: pane seca, carro reserva, troca de pneus, entre outros

O importante quando falamos em seguro é entender os tipos de coberturas que se busca e a relação de custo-benefício que cada seguradora oferece. Assim, você ficará protegido e garante que vai pagar um valor justo.

Tipo de combustível do motor

O tipo de combustível que o veículo usa também é um fator a ser considerado para determinar os gastos maiores com manutenção automotiva, principalmente a corretiva.

De modo geral, existe um debate de qual tipo de motor é melhor ter em um carro, um movido a gasolina ou diesel

No contexto de gastos com possíveis consertos e manutenções, podemos concluir que os veículos com motores à gasolina tem melhores resultados

Isso porque, os motores a gasolina são mais simples e consequentemente têm menor propensão a problemas. 

Conclusão

Com boas práticas é totalmente possível ampliar (e muito) a durabilidade do seu veículo. 

Ao seguir todas as dicas que mostramos aqui, você vai diminuir (e muito) as chances que seu veículo tenha problemas causados pela falta de cuidado.

Isso porque um veículo descuidado, além de aumentar os riscos de problemas, vai reduzir bastante o seu valor. 

Ao investir na manutenção do veículo, você garante que ele tenha muito mais tempo rodando, além de aumentar a valorização do seu bem (ou evitar que tenham uma queda brusca no seu valor)

Por isso, seja preventivo e garanta um plus na vida útil de seu veículo!

Para mais dicas úteis acesse ao blog da Engehall e aproveite para conhecer os nossos cursos!

FOTO: Freepik

Deixe uma resposta