segunda-feira, junho 17, 2024
Início NACIONAL Bicicleta elétrica: Vale a pena ter uma?

Bicicleta elétrica: Vale a pena ter uma?

Seja para ir ao trabalho, seja para ir à escola, seja para passear em um fim de semana, muitas pessoas se perguntam se vale a pena ter bicicleta elétrica, afinal, podemos praticar esportes enquanto pedalamos em ciclofaixas retas e usar o potencial do motor para as subidas muito intensas, onde o cansaço atinge em cheio nosso corpo.

A bicicleta elétrica não é uma novidade, já que, desde o fim do século XIX, Oldgem Bolton Jr. criou o primeiro modelo, mas estava longe das bikes elétricas modernas que temos atualmente no mercado, porém ajudou na inspiração para criar os protótipos que vemos rodando pelas ruas da cidade nos dias de hoje.

Hoje em dia, as bicicletas elétricas são consideradas um produto desejado pelas pessoas que ainda não podem dirigir veículos como motos e carros, por exemplo, e vem ganhando adeptos por todo o país.

Portanto, quem está querendo saber se vale a pena ter bicicleta elétrica, deve acompanhar este artigo, onde falaremos das vantagens desse modelo para nossa vida.

Como funciona uma bicicleta elétrica

Uma bike elétrica funciona com um motor acoplado que proporciona o impulso para o ciclista utilizando baterias recarregáveis que permitem que uma delas atinja uma boa velocidade.

Vale lembrar que, segundo a legislação brasileira, a Resolução 465 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) compara as bikes elétricas às bikes comuns, mas, para isso, os modelos não devem ter bateria superior à 350W e não podem superar a velocidade de 25km/h, pois, caso contrário serão consideradas como ciclomotores e devem ser regularizadas como tal.

No mundo todo, as bikes elétricas já são opções interessantes para fugir do trânsito caótico e elas têm ganhado cada vez mais popularidade entre as pessoas, até porque grandes fabricantes já produzem até mesmo modelos esportivos para quem pensa no ciclismo de maneira diferente.

Vale a pena ter bicicleta elétrica: conheça as vantagens

Como tudo na vida, para saber se vale a pena ter bicicleta elétrica, precisamos conhecer as vantagens disso no dia a dia, afinal, comprar algo somente pelo prazer da compra não faz sentido algum para quem age racionalmente.

Economia de combustível

Ao acessar qualquer blog sobre bikes, encontraremos a principal vantagem dos modelos elétricos, que é a economia de combustível que esses modelos oferecem para as pessoas, pois, não tem como negar que manter um automóvel, nos dias atuais, é algo bem custoso.

O preço dos combustíveis brasileiros são absurdos e, por isso, é um suicídio financeiro rodar todos os dias com veículos automotores.

No entanto, para quem pensa se vale a pena ter bicicleta elétrica, com certeza, entende que a economia é a principal característica desses modelos, pois, o custo para abastecer uma e-bike é, em média, 2 centavos por quilômetro rodado, ou seja, um valor pífio.

Sustentabilidade

Não é à toa que, ao andar pela Avenida Paulista em São Paulo, deparamo-nos com bicicletas laranjas patrocinadas por grandes empresas em seus quadros, pois, elas sabem o que está por trás do aumento do ciclismo no Brasil: a busca por sustentabilidade que, por sua vez, é uma tendência no mercado mundial que está cada vez mais preocupado com os danos causados no meio ambiente.

Diferentemente de outros veículos, quem utiliza uma bike elétrica emite uma quantidade tão irrisória de poluição que seria impossível aumentar o buraco na camada de ozônio se o modo de condução das pessoas fosse somente esse.

Estímulo à prática esportiva

Muitos devem se perguntar se vale a pena ter bicicleta elétrica, afinal, o que as pessoas buscam no momento de pedalar é a queima de calorias, a melhoria da qualidade de vida e a prática esportiva, mas, ao contrário do que muitos pensam, alguns modelos podem ser usados para usar as bikes à moda antiga.

Muitas contam com pedais, por isso, as pessoas podem escolher quando querem pedalar e quando querem somente deixar que suas bicicletas as levem para onde desejam sem esforço algum.

Por isso, esses modelos estimulam as pessoas a praticar esportes, já que elas podem pedalar em retas e descidas, por exemplo, e deixa o motor fazer seus trabalhos em grandes subidas que são exaustivas, principalmente se considerarmos quem pedala depois de um dia de trabalho.

Praticidade

Já imaginou como seria bom chegar em algum lugar e poder guardar seu veículo em uma mochila ou simplesmente deixá-los em qualquer lugar? Isso seria utópico se não fosse real, pois, com as bikes podemos fazer isso.

Quem se pergunta se vale a pena ter bicicleta elétrica, deve considerar que existem alguns modelos que são até mesmo dobráveis, ou seja, as pessoas pedalam e quando chegam onde desejam, simplesmente dobram e levam suas bikes a tiracolo para onde quiserem, já que podem ser presas até em mochilas, sobretudo para quem pensa em praticar mountain bike.

Os modelos são compactos, por isso, quem pensa se vale a pena ter bicicleta elétrica, deve conhecer alguns deles e se impressionar com a praticidade desses modelos.

FOTO: Erik Mclean no Pexels

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Most Popular

Recent Comments