“Mudando o jogo” é eleito o melhor filme na BRASCRS 2023

O Festival de Filmes Científicos do XXX Congresso de Catarata e Cirurgia Refrativa (BRASCRS 2023), consagrou como melhor filme na categoria “outras áreas”, o curta metragem “Mudando o jogo”, do médico oftalmologista Dr. Mário José Carvalho, de Uberlândia. O evento, considerado o maior da área de oftalmologia no Brasil, foi realizado de 24 a 27 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

O filme vencedor intitulado: “Mudando o jogo” levanta uma provocação sobre o envolvimento do segmento médico sobre as ações no meio ambiente e aborda especificamente os impactos ambientais da cirurgia de catarata. Esta é uma das cirurgias mais realizadas no mundo que utiliza uma quantidade enorme de materiais descartáveis e, na sua maioria, provenientes de matéria prima fóssil, altamente prejudicial ao meio ambiente.

Durante a cerimônia de premiação, Mário Carvalho agradeceu aos jurados e convidou os presentes para uma reflexão sobre o tema e dedicou o prêmio ao time ISO Olhos Uberlândia e Araxá que contribuiu bastante para o resultado do vídeo, e pela instigação ao pensamento diferente, a pensar fora da caixa, a ter criatividade. Ele também relembrou os tempos de Escola Paulista de Medicina, instituição em que realizou a residência, mestrado e doutorado em Oftalmologia.

Ao longo de quatro dias de congresso, aproximadamente 4 mil pessoas tiveram a experiência de interagir com empresas importantes do setor de oftalmologia, além de conferir palestras e cursos com 55 especialistas internacionais de diversos países.

O médico oftalmologista Mário Carvalho também esteve presente como palestrante, coordenador e discutidor de casos clínicos, nos seguintes temas: novas tecnologias na cirurgia de catarata, catarata em situações complexas, tratamento em córneas Pós-transplante e Refrativa, Cálculo e Importância do seu Astigmatismo Induzido e papel atual das Incisões Relaxantes Limbares.

Assista o filme vencedor:

https://www.youtube.com/watch?v=U4l2Y64dXPE

FOTO: Divulgação

Deixe uma resposta