Com levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, unidades estão agendando, desde o começo da semana, a imunização de crianças menores de um ano que ainda estão desprotegidas
Com o levantamento do mapa de calor dos locais da cidade com concentração de crianças menores de um ano ainda não vacinadas contra a poliomielite, a Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta semana, a busca ativa e o agendamento domiciliar das crianças menores de um ano que ainda estão desprotegidas. Conforme o mapa de calor, a Secretaria Municipal de Saúde está priorizando os locais com maior concentração desse público, como os bairros Santa Mônica, Saraiva, Patrimônio, Aclimação, Roosevelt, Shopping Park, Mansour, Luizote, Morumbi e Tocantins.
Acompanhando a média nacional, a cobertura vacinal contra a Poliomielite está em 89%, o que é considerado baixo uma vez que o ideal é de 95% do público alvo. Altamente infeccioso, o poliovírus é transmitido, na maioria das vezes, de pessoa para pessoa (principalmente via fecal-oral), invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em questão de horas.
Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação – PMU
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, o país foi classificado em 2023 como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).