segunda-feira, junho 17, 2024
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Dia Mundial da Saúde: exercícios e atitudes simples trazem benefícios para a saúde

A pandemia alterou a rotina da maioria das pessoas, forçando muita gente a se afastar das academias e a adotar o trabalho home office. Somando a falta de movimentação do corpo e o aumento da ansiedade por conta do confinamento, alguns cuidados e atitudes podem ser essenciais para manter a saúde do corpo e da mente, como reforça a Mercur em sua campanha “Mais Mercur, mais cuidado no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril.

Treinos em casa de forma eficiente e com segurança

Para quem busca fazer um treino em casa, as faixas elásticas para exercícios oferecem conforto e segurança. As faixas auxiliam principalmente nos exercícios de fortalecimento muscular, possibilitando trabalhar praticamente todas as áreas do corpo. Seu uso pode substituir diversos equipamentos de musculação que, na maioria das vezes, só são acessíveis nas academias ou clubes.

Prevenção e tratamento no home office

Para quem está trabalhando de casa e está sentindo dor no punho, o problema pode ser o estresse muscular causado pela realização de movimentos repetitivos. Esse é um tipo de lesão que tem prevenção e tratamento. Isso pode ser feito com a realização regular de exercícios de fortalecimentos ,a aplicação de frio para alívio do inchaço, e a utilização de munhequeiras, que oferecem compressão e estabilidade à articulação. É importante ressaltar que o ideal é sempre buscar um profissional da área da saúde para a prescrição do tratamento mais adequado para cada caso.

Autocuidado para evitar lesões

Recomendadas na prevenção e recuperação de lesões musculares e articulares, as joelheiras, cotoveleiras, tornozeleiras e coxais podem ser bons parceiros na hora do treino. Elas podem ser utilizadas tanto durante o treino quanto no dia a dia.

Outro hábito que ajuda a evitar lesões e alivia dores é a termoterapia. Esse é um cuidado natural e milenar muito eficiente que pode ser feito com frio ou calor, de acordo com os sintomas apresentados.

As bolsas térmicas para aplicação de frio, por exemplo, são recomendadas para o tratamento complementar de lesões musculares (entorses, contusões, distensões), hematomas e edemas, dores agudas (cabeça/dentes), processos inflamatórios, entre outras situações. Sua aplicação é recomendada nas primeiras 48 horas após a ocorrência da lesão.

Já as bolsas térmicas para aplicação de calor têm entre seus benefícios o alívio de cólicas (menstruais, abdominais, infantis), dores crônicas e agudas (como a enxaqueca tensional), dores na coluna (lombalgias, cervicalgias), doenças reumáticas, estresse muscular e lesões musculares (entorses, contusões, distensões, contraturas, torcicolos). O uso destes produtos, tanto para aplicação de frio quanto de calor, é indicado com uma toalhinha para maior proteção e cuidado.

Uma boa noite de sono também é essencial para garantir a disposição no dia a dia e a motivação necessária para suas atividades. Nesse sentido, a máscara para repouso é uma ótima opção para quem quer descansar melhor.

FOTOS: Mercur/divulgação

 

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