segunda-feira, junho 17, 2024
Início DESTAQUE O frio pode causar dores musculares? Saiba aqui!

O frio pode causar dores musculares? Saiba aqui!

Com a chegada do frio, muitas dores nas articulações são despertadas que não notamos durante o resto do ano. Por isso, a pergunta: o frio pode causar dores musculares é comum.

Todos nós já ouvimos expressões como “Eu tenho o frio nos meus ossos”. Na verdade, há uma crença popular muito bem estabelecida de que o frio é uma das causas de doenças reumáticas. 

Quando está frio e sentimos desconforto “no corpo” devido à mudança de temperatura, na verdade são as articulações que os geram. O frio e a umidade tornam os músculos mais contraídos e dormentes, o que causa mais contraturas e doenças, mas não dor óssea. Os ossos podem doer quando quebram ou há um grande trauma.

O clima não influencia a prevalência ou as causas que desencadeiam doenças reumáticas, mas é verdade que o frio afeta a percepção ou a sensação de dor naqueles que sofrem de um problema articular.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre se o frio pode causar dores musculares, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Então, o frio pode causar dores musculares?

Sim, mas não influencia ou causa doenças reumáticas. Em seguida, explicarei o processo que nosso corpo experimenta quando está frio:

  • Nosso corpo percebe a sensação de frio.
  • O coração diminui o batimento cardíaco.
  • A circulação sanguínea diminui.
  • Aumenta a tensão muscular.
  • Os músculos se contraem e é aí que a percepção da dor é notada.

Portanto, mesmo que a sensação de dor ocorra durante um clima de baixa temperatura, não há necessidade de se alarmar. O mais importante será:

  • Continue com o tratamento prescrito pelo médico, caso você tenha uma doença reumática e tenha sido diagnosticado.
  • Se aqueça bem.
  • Evite mudanças de temperatura.
  • Se necessário ou possível, adapte sua casa e transforme-a em um lugar mais quente.
  • Aplique calor local na área afetada para neutralizar o desconforto articular, caso a dor seja diária e constante.
  • Permanecer ativo é uma das melhores maneiras de prevenir ou retardar os sintomas de doenças reumáticas ou dores nas articulações.

Mas como prevenir dores nas articulações e músculos?

Para lhe ajudar, aqui está uma série de dicas que podem lhe ajudar de uma forma geral, não apenas quando o clima está mais frio:

  • Tenha hábitos saudáveis – tenha cuidado com as posturas. É um fator chave na prevenção da dor. Lembre-se de que uma má postura pode causar desconforto e dor. Portanto, tenha cuidado ao se sentar, deitar-se, se curvar ou erguer peso.
  • Tenha uma alimentação saudável – de fato, é o pilar fundamental de nossas vidas. Uma dieta saudável, equilibrada e variada é o segredo para cuidar da nossa saúde em todos os aspectos.
  • Mantenha o seu peso sob controle – o excesso de peso é prejudicial às suas articulações, especialmente aquelas nas partes inferiores, como os joelhos, já que são elas que suportam todo o peso. Estar acima do peso ou obeso aumenta as chances de sofrer de osteoartrite. Se você tiver que perder peso, faça isso. Você não só cuidará de suas articulações, mas também se sentirá muito melhor. Você reduzirá a inflamação e a dor.
  • Pratique exercício – a dor e a rigidez podem aumentar se você não praticar esportes. O ideal é fazer exercícios suaves ou moderados, bem como de baixo impacto. É melhor caminhar, nadar ou andar de bicicleta. Também é importante aumentar a força dos músculos ao redor das articulações.
  • Faça alongamento – alongar-se todos os dias é bom para as articulações. De fato, isso combaterá a rigidez enquanto protege a cartilagem de mais desgaste.

Conclusão

 

Em caso de dor muito intensa, é melhor procurar o seu médico. Dessa forma, ele poderá lhe encaminhar para a fisioterapia, que hoje é o tratamento mais adequado para dores musculares em todo o corpo.

Dessa forma, em pouco tempo, você notará uma melhora considerável. 

Gostou de saber mais sobre se o frio pode causar dores musculares? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Leia também: Língua branca é normal? Descubra as causas e como tratar

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Most Popular

Recent Comments