segunda-feira, junho 17, 2024
Início SAÚDE Paratletas de associações parceiras da Futel se preparam para competir nos Jogos...

Paratletas de associações parceiras da Futel se preparam para competir nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Acontece hoje, às 8h (horário de Brasília), a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Dentre os integrantes da delegação brasileira estão os representantes de associações parceiras da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Lara Lima (paratleta de halterofilismo), Mateus Carvalho (paratleta de bocha), Oscar Carvalho (assistente esportivo de bocha), Jovanna Costa (assistente esportiva de bocha) e Vander Fagundes (fisioterapeuta), todos da equipe CDDU/Futel, e ainda Rodrigo Parreira (paratleta de atletismo), da Aparu/Futel.

Eles já estão na Vila dos Atletas, em Tóquio, e se preparam para as provas que disputarão. Lara Lima, que compete no dia 26, na categoria Feminino – Até 41 kg, tem treinado com a seleção brasileira de halterofilismo no Fórum Internacional de Tóquio, local que ocorrerão as disputas da modalidade. Aos 18 anos, ela é a competidora mais jovem no halterofilismo nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Mateus Carvalho e Oscar Carvalho estreiam na competição no dia 28 de agosto, na bocha individual, e no dia 2 de setembro, na bocha por equipe. A dupla tem treinado no Ariake Gymnastics Centre, local que serão realizadas as disputas da modalidade.

Já Rodrigo Parreira, compete no atletismo nos dias 30 de agosto, no salto em distância, e 3 de setembro, nos 100 metros rasos. Ele, que foi medalhista nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, quando obteve prata no salto em distância e bronze nos 100 metros rasos, ambos na classe T36, para atletas com paralisia cerebral, também tem treinado todos os dias.

Outros paratletas

Além dos paratletas de associações parceiras da Futel, Uberlândia é representada na competição por paratletas do Praia Clube. Os convocados foram o tenista Gustavo Carneiro, os nadadores Gabriel Bandeira, Gabriel Melone, João Pedro de Oliveira, Laila Suzigan, Ruan Felipe de Souza e Vanilton do Nascimento Filho e o treinador Alexandre Vieira. Também de Uberlândia, estão na delegação brasileira o chefe de missão, professor Alberto Martins da Costa, e o coordenador técnico de halterofilismo, Silvio Soares dos Santos.

A delegação brasileira tem 259 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 163 homens e 96 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 433 pessoas. Os Jogos Paralímpicos de Tóquio acontecerão entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro.

FOTOS: Divulgação

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Most Popular

Recent Comments