Campanha busca reforçar a importância de eliminar os criadouros dentro das residências; vídeo tem narrativa criativa, no formato história em anime, para engajar população jovem no combate ao mosquito Aedes aegypti
A mobilização da sociedade no combate ao mosquito Aedes aegypti é fundamental para evitar a sua proliferação. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia lançou, nesta quinta-feira (3), uma nova campanha a fim de engajar a população, sobretudo os jovens, na luta contra o mosquito. Com um vídeo de duração de 60 segundos, que será veiculado nas televisões, rádios e nas redes sociais, a campanha busca reforçar a importância de eliminar os criadouros dentro das residências.
Para chamar ainda mais a atenção do público, o vídeo conta com uma narrativa criativa de contar histórias em formato de anime – termo usado para se referir a animações japonesas. Na história, é abordado cuidados que todos da família precisam ter para eliminar os mosquitos e possíveis criadouros dentro das residências. Além de a campanha convidar a população a se engajar nos cuidados contra a dengue, também incentiva o compartilhamento dos bons exemplos.
“Historicamente, sabemos que a maioria dos focos do mosquito estão dentro das residências. Isso significa que cada um de nós tem um papel fundamental nessa luta. Estamos fazendo a nossa parte, com mutirões, visitas dos agentes de saúde e campanhas educativas, mas precisamos da ajuda da população. A nova campanha busca fortalecer o papel da sociedade neste trabalho”, detalhou o prefeito Paulo Sérgio.
Desde janeiro, a Prefeitura de Uberlândia segue firme no compromisso de combater a proliferação do Aedes aegypti e proteger a população contra a dengue. Diversas ações foram intensificadas para reduzir os focos do mosquito e conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção. Entre as principais iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com outros órgãos municipais, está o Mutirão contra a Dengue, que foi realizado em bairros com maior número de infestação do mosquito. Neste ano, a ação ocorreu nos bairros Canaã, São Jorge, Élisson Prieto, Morumbi e assentamento Irmã Dulce.
Com essa iniciativa, foi possível recolher mais 44 toneladas de criadouros das casas dos moradores que foram trocados por alimentos e caixas de leites. A ação contou ainda com a entrega de 7,2 toneladas de alimentos e 9,1 mil litros de leite na troca solidária de criadouros pelos alimentos. Também foram realizadas 4.653 consultas, com a ação do Sabadão da Saúde e a disponibilização do Consultório Móvel.
O município ainda intensificou os cuidados abrindo oito salas de hidratação nas Unidades de Atendimentos Integrado (UAIs), contabilizando o atendimento de mais de 10 mil pacientes desde a abertura no mês de fevereiro. Também foram reforçadas as ações de prevenção com a vacinação contra a dengue, com a aplicação, somente neste ano, de 7.090 doses (1ª e 2ª dose).
A Prefeitura de Uberlândia, por meio do Programa de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, também contabilizou:
- 9.560 monitoramentos das ovitrampas;
- 15.753 bloqueios de casos suspeitos;
- 96 vistorias em canteiros de obras;
- 84.187 pneus coletados;
- 66 palestras em empresas;
- 1.096 fotografias via drones;
- 257 vistorias em áreas grandes;
- 119 imóveis vistoriados por meio de parceria com imobiliárias;
- 144 vistorias em imóveis abandonados;
- 112 vistorias em escolas;
- 1.722 vistorias em pontos estratégicos;
- 455 tratamentos biológico (uso do peixe lebiste) em locais monitorados;
- 66.175 imóveis bloqueados com o fumacê;
- 41 caixas vedadas;
- 225.159 visitas domiciliares;
- 3.038 atendimentos via telefone
O trabalho do Programa acontece de forma permanente todos os dias. A comunidade também pode auxiliar por meio de denúncias de locais com possíveis criadouros entrando em contato pelo telefone (34) 3213-1470 ou pelo aplicativo UDI sem Dengue.
Por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos também foram realizadas:
- 3.049 atendimento do Cata-treco
- Retirada de 8 toneladas de massa verde
- Capina mecanizada de 2,1 milhões metros quadrados
- Roçagem com trator de 14 milhões de metros quadrados
- Retiradas de 39 mil toneladas de resíduo dos ecopontos
Para ter acesso aos atendimentos, basta o munícipe consultar a seção de Serviços do Portal da Prefeitura ou entrar em contato com o Serviço de Informação Municipal (SIM) pelo número (34) 3239-2800.