Aeroporto de Uberlândia passará por obras de ampliação e modernização

Termo de anuência foi assinado, na tarde desta sexta-feira (1º), pelo prefeito Odelmo Leão e a secretária municipal de Planejamento Urbano e entregue ao diretor do terminal

             O prefeito Odelmo Leão assinou, na tarde desta sexta-feira (1º), junto da secretária municipal de Planejamento Urbano, Roberta Braga, o termo de anuência que autoriza a concessionária Aena Brasil a iniciar as obras de ampliação e modernização do aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato. O documento é mais um importante apoio da gestão municipal para garantir que Uberlândia ofereça à população um terminal com uma infraestrutura mais qualificada e compatível com sua importância no segmento. O termo foi entregue ao diretor do aeroporto, Lúcio Flávio Fonseca, na sala de reuniões do gabinete, no Centro Administrativo Municipal.

             Com as melhorias, cujo projeto foi apresentado em janeiro junto à Prefeitura, a expectativa da concessionária é ampliar a capacidade de atendimento do Aeroporto de Uberlândia para 2,15 milhões de passageiros ao ano. As obras, previstas para começarem em janeiro de 2025, com entrega até 2026, incluem construção de novas pistas de rolagem, novo pátio para aviação comercial do outro lado da pista (com oito posições), novo terminal de passageiros com 10 mil metros quadrados adicionais, pontes de embarque, 22 posições de check-in, sala de embarque com cinco portões, três controles de segurança, restituição de bagagem com duas esteiras e estacionamento sistema viário de aceso e pátio de estacionamento de aeronave novos, entre outras melhorias.

        A concessão do terminal foi assumida pela subsidiária brasileira da operadora aeroportuária espanhola em junho de 2023 com duração de 30 anos. Desde então, passou por diversas adequações, como instalação de nova rede wi-fi e balcão de informações, sinalização horizontal e vertical luminosa e jardins, melhorias no sistema de luzes de aproximação (Papi) e na proteção a raios do balizamento, fechamento de muros e cercas, pintura da fachada e recuperação de viaturas, melhorias na iluminação e circulação de ar do terminal, reforma de carrinhos de bagagem e novas bandejas de objetos no raio-x e novo centro de operações entre outros.

         Em abril, o Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato conquistou o prêmio de melhor aeroporto regional do Sudeste do país, ficando à frente de outras sete cidades, entre as quais Ribeirão Preto (SP), Montes Claros (MG) e Bauru (SP). O levantamento foi realizado pela Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroporto, e considerou a satisfação dos passageiros, apurada com base em questionário preenchido voluntariamente pelos usuários.

      Conforme estudo viabilizado pela Aena Brasil, do bloco de 11 aeroportos sob sua gestão no país, o terminal de Uberlândia foi o que registrou maior índice de crescimento na movimentação de passageiros entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, com aumento de quase 35%.

 

Deixe uma resposta