Van ficará no estacionamento da UAI Morumbi e vai reforçar apoio ao Município na Campanha de Multivacinação, que também começa segunda-feira (4)
Para continuar ampliando a cobertura vacinal em Uberlândia, facilitando ainda mais o acesso da população ao serviço, a Prefeitura de Uberlândia levará o Vacimóvel para o bairro Morumbi a partir de segunda-feira (4). A van adaptada ficará no estacionamento da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Morumbi até sexta-feira (8), das 8h às 17h, destacando-se que os estoques dependem do envio Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Ministério da Saúde.
O Vacimóvel é uma van adaptada, resultante de parceria entre o Município e o Governo Estadual, para levar as equipes do Programa Municipal de Imunização e os imunizantes a todas as regiões da cidade. O equipamento inaugurou as atividades no dia 23 de outubro, na Praça Tubal Vilela, onde ficou até o dia 30 de outubro.
A van tem toda a estrutura necessária para atendimento, pois está equipada com câmara de vacina de 120 litros, ar-condicionado, isolamento térmico antichamas, bancadas com pia e cuba para higienização, cadeiras fixa e giratória, mesas, armários e TV 24 polegadas.
Campanha de Multivacinação
O Vacimóvel é mais uma estratégia da Prefeitura de Uberlândia para facilitar o acesso da vacina à população. Além do equipamento, o município disponibiliza ainda 75 salas de vacina, incluindo a unidade “Cantinho da Saúde”, localizada no Terminal Central. Toda essa estrutura também estará atendendo a população dentro da Campanha Estadual de Multivacinação 2024, que também começa segunda-feira (4) e vai até o dia 29 com foco na atualização da caderneta de vacinas das crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais contra doenças imunopreveníveis.
De acordo com a disponibilidade e envio de estoque sob responsabilidade da Secretaria de Estado e Ministério da Saúde, serão aplicadas doses contra doenças como tuberculose, hepatite B, rotavírus humano, meningite C, poliomielite, febre amarela, entre outras infecções que causam graves sequelas e mortes.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que, conforme informado em comunicado de 18 de outubro, o Município está com desabastecimento, por falta de entrega, em todas as salas de vacina, do imunizante que protege contra o vírus da varicela (catapora). O mesmo vale para a versão infantil da vacina contra a Covid-19. Em contato com o Ministério da Saúde, o Município foi informado de que foi realizada uma compra emergencial dos imunizantes e, portanto, segue-se no aguardo de novas remessas e a consequente regularização dos estoques.
Diante da situação, a Prefeitura de Uberlândia já notificou a Superintendência Regional de Saúde (SES/MG) para que verifique junto ao Ministério da Saúde uma revisão da quantidade do envio dos imunizantes para o município, uma vez que a cidade tem localização estratégica para alto fluxo de pessoas e necessita das doses para garantir a atualização do cartão vacinal da população.