Cidade foi a grande campeã da edição e reuniu no Sesi Gravatás mais de 600 atletas durante o fim de semana.
A equipe da Prefeitura de Uberlândia, que treina pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), é a grande campeã da 3ª edição dos Jogos do Interior de Minas Gerais Paradesporto (JimiP), promovidos pelo Governo de Minas Gerais com apoio local da administração municipal. A competição foi aberta na última sexta-feira (1º) e ocorreu sábado (2) e domingo (2) no Sesi Gravatás, espaço que integra o Sistema Fiemg e é administrado pela Futel. Os paratletas da cidade obtiveram 69 medalhas, somando 766 pontos.
O JimiP reuniu mais 600 paratletas de 27 cidades mineiras nas modalidades de atletismo, basquete em cadeira de rodas 3×3, bocha e natação. A equipe Futel foi representada por 48 paratletas no atletismo, 10 na bocha e 10 na natação. Do total de medalhas conquistadas, Uberlândia obteve 53 no atletismo (37 de ouro, 11 de prata e 5 de bronze), 8 na bocha (4 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze) e 8 na natação (5 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze).
“O evento foi um sucesso. Contou com a participação de centenas de paratletas e reuniu grande público ao longo dos três dias de competição. Vale lembrar que Uberlândia foi escolhida para sediar o JimiP por ser referência nacional em paradesporto e por contar com uma excelente estrutura esportiva”, ressaltou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU
Histórico de sucesso
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia no paradesporto começou em 2005, na primeira gestão do prefeito Odelmo Leão, quando foi criado pelo Departamento de Paradesporto da Futel. Logo em seguida, a Prefeitura passou a oferecer as modalidades paralímpicas de atletismo, natação, basquete em cadeiras de rodas e goalball, atendendo a 35 pessoas. Hoje, a Futel, junto às associações parceiras, atende a 297 paratletas nas modalidades de atletismo, bocha, goalball, halterofilismo, natação e parabadminton. As atividades são desenvolvidas no Sesi Gravatás e no Centro de Iniciação Esportiva (CIE), com acompanhamento de profissionais de educação física da fundação.
Nos últimos anos, os paratletas conquistaram medalhas em competições estaduais, nacionais e internacionais, com destaque para a prata de Rodrigo Parreira no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago (2023), o ouro (pares) e o bronze (individual) de Mateus Carvalho na bocha nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (2019); o ouro da halterofilista Tayana Medeiros nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago (2023) e 4 ouros da halterofilista Lara Lima no Parapan de Santiago (2023), sendo 3 na categoria “Junior” e 1 no “Adulto”.
Nos Jogos Paralímpicos de Paris, neste ano, paratletas da equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada pela parceria entre Futel, Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – conquistaram duas medalhas no halterofilismo. Lara Lima ficou com o bronze após levantar 109 kg na disputa pela categoria “Até 41 kg”. Já Tayana Medeiros conquistou o ouro e bateu o recorde paralímpico, ao levantar 156 kg na disputa pela categoria “Até 86 kg”.