Índices colocam Uberlândia em fase intermediária e comércio volta a funcionar de forma escalonada

A partir desta terça-feira, 6 de abril, passam a vigorar em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, novas medidas de enfrentamento à Covid-19, como reabertura gradual de algumas atividades econômicas e a venda de bebidas alcoólicas de segunda a sexta-feira até as 18h. Foram 41 dias na fase mais restritiva, com proibição de venda de bebida alcoólica e funcionamento apenas dos serviços essencias. A deliberação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial nesta segunda-feira (5). 

De acordo com o prefeito Odelmo Leão, a decisão foi tomada após criteriosa análise de dados da saúde nas últimas semanas, como o aumento da capacidade de UTIs tanto na rede pública quanto na privada; na diminuição da fila de espera para leitos; na ampliação da capacidade de atendimentos nas UAIs, com quase 800 novos pontos de oxigênio e ampliação dos tanques. Também foram consideradas a evolução da vacinação, atingindo quase 10% da população que já recebeu a primeira dose; a tendência de queda na incidência de casos na cidade e a busca do equilíbrio entre saúde e economia.

O novo decreto coloca a cidade na fase intermediária do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas (PFAE) e segue nela até o dia 16 de abril. O toque de recolher fica mantido entre 20h e 5h.

Pelo novo decreto, supermercados, mercearias, açougues e sacolões, por exemplo, podem funcionar de segunda a sábado até as 18h. No domingo até as 14h e após esse horário pelo sistema delivery, observando as restrições de venda de bebida alcoólica e de circulação de pessoas. Já os salões de beleza, clínicas de estética e bronzeamento poderão funcionar de segunda a sábado, das 10h às 18h, exclusivamente com horário agendado. Os restaurantes, praças de alimentação, sorveterias e lanchonetes podem abrir de segunda a sexta, das 10h às 18h. Após esse horário, atendimento somente por delivery, assim como aos sábados e domingos.

O Comitê poderá, a qualquer momento, de forma extraordinária, promover alterações nas medidas, conforme evolução dos indicadores. Todas as informações podem ser encontradas neste (link).

FOTO: Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta